segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Segurança das informações nas redes sociais: você se preocupa com o que diz ou escreve ali?


Você já assistiu a esse vídeo que circula pela internet? É de um pastor que, supostamente, descobre tudo sobre as pessoas que participam da celebração. Ele sabe onde um nasceu, fala o nome completo de outro, sabe quem é irmão de quem e por aí vai. Mas, não se trata efetivamente de uma sabedoria divina... o pastor, na verdade, parece estudar o perfil do orkut de cada pessoa e sai falando todas as informações que memorizou.

As redes sociais estão no nosso dia a dia e é difícil encontrar alguém que não esteja conectado a uma delas, como Orkut, Facebook ou Twitter. Mas e você? É do tipo que abre toda a sua vida na internet? O exemplo do pastor é um caso considerado simples, mas você já parou para pensar em como a exposição exagerada das suas particularidades pode interferir na sua vida?


"Converse na internet como você fala com os amigos. Se você não conhece a pessoa que está se apresentando para você, não tem nenhuma referência, então coloque reservas na conversa. Não abra informações não públicas, não forneça seu endereço, seus hábitos, o que você faz ou gosta de fazer nas horas de lazer, aonde você vai, que carro você tem", recomenda Carlos Felix Ximenes, Diretor de Comunicação do Google.

A ideia das redes sociais é, obviamente,  proporcionar relacionamento com outras pessoas. Mas a ideia é que isso seja feito sempre privilegiando a segurança. No orkut, por exemplo, você tem filtros de privacidade que te permitem escolher o que exibir para amigos ou para o público geral. Para personalizar o seu perfil, basta ir em Configurações e depois em Privacidade. Aí você seleciona as opções de acordo com sua preferência e deixa sua conta exposta para todos ou só para quem você quiser. 


Não custa nada seguir algumas dicas de segurança! É melhor perder um tempinho mexendo nas configurações do que ter algum problemão causado por um estranho que tenha acessado seu perfil. E mesmo protegendo as informações, é melhor tomar cuidado com o que você escreve... Existem os famosos amigos da onça que se encarregam de espalhar as mancadas publicadas nos perfis. 

"Todas as coisas que você não distribuiria em lugar nenhum no mundo físico, não faça no mundo virtual. As cautelas são as mesmas para o seu mundo conectado e para o seu mundo desconectado. Sempre pense o que você é, o que você fala e com quem você fala", diz Carlos Felix.

Para saber mais assista o vídeo sobre controle mais preciso das configurações das contas em sites de relacionamento e se proteja.

Nenhum comentário:

Postagens populares