quinta-feira, 7 de março de 2013

Grupo terapêutico de dependência química participa de oficina de confecção de cesto

Estudos científicos já compravaram que a expressão artítisca e os trabalhos manuais são excelentes como forma terapia mental. Pensando nas contribuições que tais atividades podem aliar ao processo de desintoxicação da depência química, o setor de psicologia e o setor de terpaia ocupacional do Hospital Severino Lopes promoveram, na instituição, oficina de arte de confecção de cesta de jornal. As ofinas iniciaram no último dia 28 de fevereiro e aconteceram até o dia 06 de março.

As aulas foram realizadas dentro do grupo terapêutico de pacientes dependentes químicos do hospital.  Durante os encontros, os integrantes do grupo tiveram oportunidade de expressar seus pensamentos, sentimentos no processo de desintoxicação por meio de atividades manuais. A oficina estimulou a criatividade, trabalhou as habilidades e a concentração, bem como, despertou o interesse, a confiança, a autoestima e a interação social.

Outro ascpeto importante dessa realização é possibilitar um aprendizado novo. "Trata-se de uma atividade pré-profissionalizante. O contato com as artes plásticas pode significar uma renda futura a esse paciente, sendo uma contribuição importante na socialização pós-alta hospitalar", considera o psicologo Leandro Silva, um dos coordenadores da atividade.


A Terapeuta Câmila Moura, que também atuou na coordenação do evento, relatou que os participantes ficaram bastante entusiasmados com os encontros. Um dos pacientes comentou que se sentiu feliz em realizar as atividades e que gostaria de voltar ao setor de Terapia Ocupacional outras vezes.

Acompanhe, a seguir, algumas fotos do evento:





 


 



Nenhum comentário:

Postagens populares