segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Conhecendo um pouco mais sobre : Depressão Nervosa.

Distúrbio do humor que leva à persistente sensação de tristeza e perda de interesse, que podem levar a uma ampla gama de problemas emocionais e físicos. Eles incluem a incapacidade de dormir ou de concentração em tarefas. Alterações do apetite, níveis de energia reduzidos e pensamentos suicidas também são observados.
Sintomas: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, automutilação, choro excessivo, irritabilidade ou isolamento social excesso de sonolência, insônia ou sono agitado, fadiga, fome excessiva ou inquietação e outros.
O tratamento consiste no uso de antidepressivos, o tratamento básico é a psicoterapia com um psicólogo ou psiquiatra formado. Medicamentos que agem sobre o desequilíbrio químico do cérebro, como citalopram e paroxetina, também são úteis contra a depressão grave.
Fonte: Hospital Israelita A. Einstein e https://www.gstatic.com/healthricherkp/pdf/major_depression_pt_BR.pdf

sexta-feira, 25 de novembro de 2016


HÁ VINTE ANOS O BRASIL VIVE UMA MUDANÇA COLOSSAL NO TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO.

De um lado, o impacto da ciência. O salto na qualidade dos medicamentos fez com que homens e mulheres, antes praticamente incapacitados pelos sintomas de doenças mentais graves, passassem a ter uma vida relativamente comum. Em outro aspecto, houve uma forte influência ideológica. Graças a uma corrente nascida na Itália, que condena a hospitalização desse tipo de paciente, o Brasil perdeu nesse mesmo período, cerca de 80% dos leitos psiquiátricos. Acima de qualquer questão, VEJA ouviu treze psiquiatras para identificar o centro médico de excelência atualmente em atividade. O Instituto Bairral, uma hospital filantrópico localizado em Itapira, a 170 quilômetros de São Paulo, foi unanimidade. A reportagem a seguir mostra o perfil dessa instituição e como ela é capaz de revelar a natureza do doente mental - tão intensamente grandiosa e exígua ao mesmo tempo. 

Leia matéria completa em : http://veja.abril.com.br/complemento/saude/mentes-em-choque/


terça-feira, 22 de novembro de 2016

Conhecendo um pouco mais sobre : Transtorno de ansiedade.


Transtorno de ansiedade é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, que persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir nas atividades do dia a dia.
Sintomas :
- O principal sintoma do transtorno de ansiedade generalizada é a presença quase permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando há poucos motivos ou quando não existe um motivo algum para isso.
- Dificuldade de concentração
- Fadiga
- Irritabilidade
- Problemas para adormecer ou para permanecer dormindo e um sono que raramente é revigorante e satisfatório.
Tratamento : Uma combinação de medicamentos e terapia cognitivo-comportamental (TCC) funciona melhor que uma técnica ou outra isoladamente. Os medicamentos são uma parte fundamental do tratamento. Depois de começar a tomá-los, não interrompa o tratamento sem conversar com seu médico. Medicamentos que podem ser usados são inibidores de recaptação de serotonina e norepinefrina, alguns antidepressivos e antiepilépticos, entre outras opções. A terapia cognitivo-comportamental ajuda a compreender os comportamentos e como conseguir controlá-los.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Atividade na Terapia Ocupacional

Tarde (17/11) produtiva na nossa Terapia Ocupacional, como explica melhor o Terapeuta Alexandre Ferreira: 
"Hoje no setor de Terapia Ocupacional várias atividades foram prescritas, primeiro tivemos atividades cognitivas, no qual trabalhamos componentes como: atenção, memória, concentração, cálculo e sequenciamento, depois o paciente aperfeiçoou suas habilidades manuais através de atividade criativa, com o tema natalino, proporcionando assim orientação temporal e por fim uma atividade em grupo, focando nos pensamentos positivos no cotidiano. Muitos se expressaram tornando a tarde proveitosa e prazerosa".


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Hospital Severino Lopes lança campanha de arrecadação de panetones e presentes




Com o objetivo de fazer um Natal mais feliz para os pacientes psiquiátricos, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL) está promovendo uma campanha de doação de panetones e presentes. 

Os itens serão distribuídos na festa Natalina da instituição que será realizada no próximo dia 20 de dezembro. Além de alegrar os pacientes e ser um gesto de solidariedade, a festividade é uma ação terapêutica ao promover a inclusão social dessa parcela da sociedade, acolhendo e tratando com afetividade os portadores de transtornos mentais, melhorando, assim, sua saúde mental e autoestima.

As doações podem ser feitas diretamente na recepção do hospital, que fica na avenida Romualdo Galvão, 588 no bairro do Barro Vermelho. A arrecadação será realizada até o dia 19/12. O telefone para contato é o (84) 4005-3250.

Além dessa doação, o hospital está aberto a receber voluntários que queiram contribuir com outras ações e conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido na instituição.

Mais informações pelo email: hslassessoria@gmail.com ou através da nossa Fanpage no facebook https://www.facebook.com/HSLnatal/

Preparação para Festa Natalina 

Um clima Natalino já invadiu o Hospital Severino Lopes. Todos os setores e pacientes estão envolvidos na preparação da festa de Natal que esse ano será realizada no próximo dia 20/12, terça-feira. Diariamente, vem sendo realizado ensaios para o coral de pacientes que irá apresentar três canções natalinas no dia do evento. O coral é coordenado pelas pedagogas com o apoio do setor de terapia ocupacional.

Lembrancinhas para festa foram confeccionadas pelos próprios pacientes durante as oficinas promovidas pela TO.
A confraternização contará com apresentações dos pacientes, além de um show de Roberto Carlos Cover e da  Cantora Potiguar Cristiane Velassy, voluntária nas ações sociais da instituição. 

Aprovação em Programa

O mês de dezembro para o HPPSL chegou com uma boa notícia. O Hospital foi aprovado no Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares - PNASH/Psiquiatria 2012/2014, que avalia se as instituições estão seguindo os parâmetros para a realização de uma boa assistência.

Apesar dessa aprovação, o Hospital se solidariza com as 27 instituições que foram  descredenciadas do SUS por meio desse Programa e as milhares de pessoas que ficarão desassistidas em todo país. É lamentável que uma política de diárias que inviabilizam a continuidade do serviço continuem a ser praticada no Brasil, levando a precarização da assistência e por fim a esse fechamento. 

Conhecendo um pouco mais o: Transtorno Bipolar.


É um distúrbio que se caracteriza pela mudança radical no humor, oscilações que vão de períodos de muito bom humor, a períodos de extrema irritação ou depressão. Os sintomas são geralmente:
  • Depressão - tristeza profunda, isolamento social, desinteresse por atividades que antes davam prazer, cansaço, sentimentos de inutilidade, esquecimentos, ideias suicidas. 
  • Mania - Agitação, euforia, pouca necessidade de sono, compulsão para falar, desvio de atenção.
  • Hipomania - Os sintomas são parecidos com os da "Mania", porém mais leves.

O Tratamento visa controlar o quadro, com medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida.

Conhece alguém com esses sintomas ? Procure ajuda médica de um Psiquiatra.
Fonte: https://drauziovarella.com.br/letras/t/transtorno-bipolar-2/

Carta de agradecimento de um ex paciente.


 É com grande alegria que recebemos visitas de nossos ex pacientes e em uma dessas visitas um ex paciente deixou uma carta de agradecimento a toda equipe e principalmente a Noraide Maria da terapia ocupacional, segue a carta na íntegra: 
" Cara Noraide, do setor de Terapia Ocupacional do HPPSL, não sei nem como começar, mas quero começar dizendo "obrigado". Obrigado por ter tido você e seus cuidados, quando estava doente e muitas vezes cego. Você é dentre muitas outras pessoas nesse hospital, que me ajudaram de uma forma que jamais esquecerei, de uma forma que talvez nunca entenderei, mas saiba que tenho uma dívida eterna com vocês!...
Você estará sempre comigo, em minha mente e coração. Acho que as vezes precisei vivenciar certas coisas pela dor, para poder entender o sentido real por trás disso tudo!.
Sei que estou longe de ser uma pessoa de boa índole, mas tento ser o máximo. Certas coisas não tem explicações, elas apenas acontecem. Não sei se foi o acaso, sorte ou até mesmo obra do destino, mas sei que teve providências de Deus e o amo por isso.
Bem essa foi uma forma que encontrei de pagar minha dívida com você que me dava conselhos e muitos deles não ligava. Não porque não aceitava, mas talvez por não ser minha hora de entender e ter maturidade suficiente pra discernir. Essas minhas palavras e frases foram o que eu consegui encontrar pra te dizer... Que sempre seja essa mulher que você é ... Essa menina aos olhos de Deus e aos olhos de muitos que passa a transmitir compaixão, amor, sabedoria e dentre "N" fim adjetivos. Noraide tenho muito mais a ser dito com meus pensamentos próprios para prolongar essa minha carta esperando que venha a tocar o seu coração.
Muito obrigado, de um pessoa que sempre vai te admirar.
Ass: Diego Vilaça."

Postagens populares