segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pacientes psiquiátricos encenam paixão de Cristo nessa terça

Um clima de emoção e ansiedade está presente no Hospital Severino Lopes.Vestindo um figurino,
utilizando-se de uma cenografia, música e dramaturgia, o usuário/portador de transtorno mental, agora atores, tem oportunidade de utilizar a arte como forma terapêutica e de encantamento do mundo.

É nessa atmosfera mágica que nessa terça-feira(15), a partir das 14h, acontece a confraternização da Páscoa da instituição com a apresentação da peça teatral a Paixão de Cristo. A festa é uma das mais aguardadas da instituição e mobilizou, nos últimos dias, a todos, pacientes e funcionários,  com confecção de figurinos, adereços e ensaios.

A peça retratará os momentos da Paixão de Cristo, a sua via sacra, a sua morte e ressurreição . O grupo de atores é composto por cerca de 15 pacientes. O público estimado é um total de 300 pessoas entre demais pacientes,  funcionários, familiares e amigos.

O espetáculo é uma das atividades do grupo teatro do hospital "Criando Ideias" que é coordenado pelo setor de psicologia e terapia ocupacional. Além de entretenimento e arte, o teatro é utilizado como
recurso terapêutico no tratamento de pessoas com transtorno mental, pois através dele, o indivíduo tem a possibilidade de exercer outros papéis sociais, explorando potencialidades, desenvolvendo a auto-percepção, autoestima e expressando sua criatividade. Objetivando na expressão de pensamentos e sentimentos por meio da arte, espaço coletivo de socialização e treinamento de habilidades sociais, possibilitando autonomia, comunicação, expressão de ideias que serão concretizadas no próprio grupo de teatro e, posteriormente, no contato com a sociedade.
A programação da festa ainda contará com a distribuição de lembranças confeccionados pelo setor de Terapia Ocupacional, distribuição de lanches e música ao vivo.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Justiça determina que plano de saúde pague tratamento a dependente químico

O dependente químico já está internado desde o dia 15 de fevereiro, e o período a ser custeado pelo plano conta a partir dessa data


Um dependente químico conseguiu na Justiça de Pernambuco o direito de ter seu tratamento custeado por seu plano de saúde. A Sul América Companhia de Seguro Saúde teria negado a cobertura do tratamento, sob a alegação de que o contrato não previa tratamentos psicológicos ou psiquiátricos de qualquer natureza, bem como o tratamento de dependência de drogas em clínicas especializadas. Entretanto, a prescrição médica afirmava que o homem precisava ser internado para tratamento integral em caráter de urgência.


O plano terá 24h a partir da ciência da decisão para cumprir a determinação sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A liminar foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico e a ré pode recorrer. A Sul América deverá e assumir e arcar com a cobertura de todas as despesas referentes a internação do autor da ação no Centro Terapêutico Libertação e Vida, com acompanhamento psiquiátrico e psicológico, pelo período de 180 dias. O dependente químico já está internado desde o dia 15 de fevereiro, e o período a ser custeado pelo plano conta a partir dessa data.

De acordo com o juiz da 28ª Vara Cível do Recife, Cláudio Sampaio, o fato de o contrato excluir a cobertura para o tratamento da dependência não pode ser sustentado pela ré, uma vez que, “após a vigência da lei 9656/98, passou a ser obrigatório o atendimento a portadores de transtornos mentais, inclusive nos casos de intoxicação ou abstinência provocadas por alcoolismo, drogas ou outras formas de dependência química”. Ainda segundo Sampaio, na regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) consta que a internação sem limite de tempo é um direito de quem contrata um plano de saúde, desde que seja uma prescrição médica.

Fonte: Portal NE

Postagens populares