quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Os benefícios de se tomar água

Retirado de portalvital.com

Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água. Contudo, parte desse líquido é eliminada naturalmente, através da respiração, do suor e da urina. Por isso, é preciso estar sempre atento para repor o que foi perdido. “A água é responsável pelo transporte de nutrientes para o interior das células e pelo controle da temperatura corporal, além de ser indispensável para o processo digestivo e circulatório”, explica João César Castro Soares, endocrinologista e nutrólogo da Unifesp.

A falta desse líquido precioso pode trazer sérias consequências. Tontura, fraqueza, dor de cabeça e fadiga são sinais de desidratação. “Para manter o corpo bem hidratado, consuma, no mínimo, 2 litros de água por dia”, aconselha o médico.
 
Agora, entenda por quais razões a água é essencial para sua beleza e a saúde do organismo.

Ela regula a temperatura corporal


Durante a prática de exercícios físicos ou até mesmo nos dias de calor, a transpiração aumenta, eliminando, sobretudo, água. Essa é uma reação natural do corpo para manter a temperatura estável. “É preciso ingerir líquidos para repor a perda”, alerta o especialista.

Ela auxilia na digestão


A água ajuda na produção das enzimas, substâncias que participam das reações químicas no organismo durante a digestão. “Ela contribui, também, na produção do suco gástrico e da saliva, que auxiliam na digestão. Além disso, o consumo de água favorece o bom funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Paula Gandin, diretora do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

Ela fortalece as defesas do organismo e diminui o inchaço
Quando o corpo está bem hidratado, a circulação sanguínea aumenta. Assim, o transporte de ferro e de outros nutrientes chega rapidamente às celulas, protegendo o organismo de infecções. “O corpo hidratado consegue eliminar sódio, responsável pela retenção de líquidos e inchaço”, observa o endocrinologista.

Ela garante a absorção dos nutrientes


A hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por transportar os nutrientes até as células.


Ela dá uma força na beleza!


O organismo bem hidratado transporta nutrientes, vitaminas e sais minerais até as células mais rápido. Consequência: pele viçosa, cabelo brilhante e unhas fortes e saudáveis.

Para manter o corpo bem hidratado


— Consuma água antes mesmo de sentir sede. Quando a sensação de sede vem, é sinal de que o corpo já está desidratando.
— “Faça calor ou frio, é preciso tomar de oito a dez copos de água por dia. Para controlar a dose ingerida, distribua a quantidade ao longo do período, estabelecendo metas. Por exemplo: três copos (250 ml) pela manhã + quatro copos à tarde + três à noite”, sugere a nutricionista.
— Se você não gosta de tomar água, aposte em sucos de frutas naturais, sem açúcar, e chás de ervas (camomila, hortelã, cidreira, capim-limão).
— Dê mais sabor à sua água. Adicione gotas de limão, sementes de maracujá ou folhas de hortelã.
— Mantenha sempre uma garrafa de água à mão, seja no escritório, no carro ou em casa.
 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pacientes se encantam com passeio no Estuário do Potengi

Uma tarde diferente nas águas tranquilas do estuário do Potengi, vislumbrando as lindas paisagens a beira do Rio: a Rampa, a Pedra do Rosário, a Colina na qual surgiu a cidade de Natal - região conhecida como cidade alta, o Porto, as Pontes e o encontro do rio com o mar. Assim foi a tarde da ultima sexta-feira(23) para um grupo de pacientes, familiares e funcionários do Hospital Severino Lopes que tiveram oportunidade de ver essas e outras paisagens que encantaram a todos.

O clima era de alegria. Alguns estavam fazendo passeio de barco pela primeira vez: "já sei a forma como vou viajar de agora em diante...", disse um dos participantes feliz com a novidade. "Como é bom fazer um programa diferente!", diziam outros também maravilhados.
O passeio foi proporcionado através do  Projeto Barco-Escola Chama-Maré que é uma das ações educativas desenvolvidas pelo Programa Potengi Vivo, do Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP, da Universidade Potiguar – UnP, visando a recuperação do estuário Potengi. 

Além do aspecto terapêutico da atividade extra hospitalar por meio do contato com a natureza, os participantes tiveram também uma aula sobre a história e geografia de Natal. Aprenderam mais sobre a história dos pontos turísticos como o Forte dos Reis Magos, a Ponte Newton Navarro, a importância estratégica da cidade na 2ª guerra mundial, a base naval e a história das primeiras igrejas de Natal. O passeio foi até as proximidades da ponte de Igapó e retornou ao Iate clube onde foi encerrada a atividade.

Confira, a seguir, mais imagens do evento:
























quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nesta sexta(23) aula do Barco Escola contribui para promoção da saúde mental

Nessa próxima sexta-feria (23), a partir das 13h30, os pacientes do Hospital Severino Lopes irão participar da aula passeio pelo rio Potengi abordo do Barco Chama Maré. Será uma oportunidade de conhecer mais sobre a importância da preservação ambiental e a necessidade de conservação dos nossos rios.

Além disso, o passeio, que irá passar por marcos históricos de Natal, como a Pedra do Rosário, o Porto, a Ponte Newton Navarro e a Igreja Nossa Senhora da Apresentação (primeira igreja de Natal), com certeza irá contribuir para a promoção da saúde mental dos pacientes.

Preencher a mente com pensamentos bons, como as questões culturais, o lazer e o meio ambiente, constituem-se em práticas terapêuticas adotadas pela instituição que aliadas aos cuidados em saúde mental, proporcionam mais saúde, bem estar e qualidade de vida.


O Projeto Barco-Escola Chama-Maré é uma das ações educativas desenvolvidas pelo Programa Potengi Vivo, do Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP, da Universidade Potiguar – UnP, visando a recuperação do estuário Potengi. 


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Representantes da Clínica Heitor Carrilho tomam posse no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Numa importante conquista para nossa instituição e a comunidade por ela assistida, nessa última sexta-feira(16), as representantes da Clínica Heitor Carrilho, Edzeuma Amorim e Keli Gaio tomaram posse  como Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A Clínica Heitor Carrilho, mantida pela Sociedade Heitor Carrilho que é também mantenedora do Hospital Severino Lopes, foi fundada em 05 de abril de 1955, sendo pioneira no trabalho em prol da pessoa com deficiência.
A solenidade contou com a presença do prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, que deu  posse aos novos Conselheiros, demonstrando o compromisso do gestor municipal em ampliar políticas a favor da inclusão social da pessoa com deficiência.
O Conselho é composto por 14 representantes, sendo sete da sociedade civil e sete representantes de instituições governamentais, foi instituído pela Lei Municipal 4672/95, e tem como finalidade promover a defesa dos interesses dos portadores de deficiência através do controle e fiscalização executiva das ações governamentais, programas e políticas de assistência social direcionadas a esta finalidade.



 Política municipal para pessoas portadoras de deficiência
 
A política municipal tem como objetivo amparar à pessoa com deficiência de qualquer natureza, promover sua habilitação profissional, sua integração no mercado de trabalho, além de prevenir deficiências físicas, sensoriais e mentais por meio da assistência pré-natal e à infância e de programas de saúde para toda pessoa com deficiência.
Além disso, a legislação também prevê cuidados em relação ao acesso a bens e serviços coletivos, com sua adequação às necessidades das pessoas com deficiência e com a remoção de barreiras arquitetônicas, cuja finalidade é eliminar preconceitos em relação à inclusão, mediante a promoção de programas nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e profissionalização.












 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Novos Funcionários: sejam bem vindos a nossa equipe!

O Hospital Severino Lopes divulga e dá as boas vindas aos funcionários recentemente admitidos!
Segue abaixo a lista:




                                           Edson Pedro de Lima
                                           Função: Pintor
                                            Setor: Manutenção



                                       Erick de Araújo Targino
                                       Função: Copeiro
                                       Setor: Nutrição



                           Marcelio Francisco Lima
                           Função: Técnico em Enfermagem
                           Setor: Enfermagem














                           Alexanderson Cunha Miranda
                           Função: Técnico em Enfermagem
                           Setor: Enfermagem






segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alegria e Alto astral marcam dia dos Pais do Hospital Severino Lopes


Quem esteve na tarde da última quinta-feira(08) no Hospital Severino Lopes participou de momentos de
muita emoção e alegria, durante a comemoração da tradicional festa de Dia dos Pais. Foi uma oportunidade para os filhos abraçarem seus pais e manifestar seu carinho embalados pelos versos de Roberto "como é grande o meu amor por você..."

A tarde foi de grandes emoções com o belo espetáculo proporcionado Cristiane Velassy e os músicos Neto Ferraz , Creso Barbosa e Nildo. A plateia vibrou, dançou e cantou junto com os artistas potiguares.Todos estavam verdadeiramente felizes, era o que transmitia o sorriso e a expressão dos presentes.
 A programação contou ainda com um bingo coordenado pelo educador físico Ilton Alves. Entre os prêmios distribuídos destacavam-se celular, rádio, jaqueta de couro. Os brindes foram frutos de uma doação feita pela Receita Federal a Sociedade Prof. Heitor Carrilho.Os contemplados eram só alegria.

Outro ponto de destaque foi a realização da peça de dia dos pais pelo grupo "Criando Ideias" que chamou a atenção para a relação entre pai e filho e as necessidade de afeto, compreensão e carinho, especialmente, por parte dos pais.

Confira a seguir algumas imagens do evento:


















sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Hospitais conveniados ao SUS pedem renegociação das dívidas ao presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta quarta-feira (7), em Brasília, representantes da Federação Brasileira de Hospitais. Os diretores da FBH reivindicam a inclusão dos hospitais privados conveniados ao SUS na matéria, em tramitação na Casa, que renegocia as dívidas de hospitais filantrópicos e Santas Casas.

O diretor do Hospital Psiquiátrico Severino Lopes, Cláudio Lopes, foi um dos diretores da FBH que participaram da reunião. Ele argumentou que o SUS paga pelo tratamento de um paciente, diária de R$ 43,00, metade do que se paga por uma pousada em Natal. Segundo o diretor da Casa de Saúde Natal, esse valor é a menor diária paga pelo SUS.


O que agrava a situação dos hospitais conveniados, de acordo com a argumentação apresentadas pela direção da FBH, é que os hospitais conveniados pagam impostos que não são cobrados dos hospitais filantrópicos enquanto que a remuneração dos serviços prestados é a mesma.


Fonte: Site Câmara dos Deputados
























Postagens populares