terça-feira, 30 de julho de 2013

Equipe Interdisciplinar visita enfermaria feminina do SUS reformada

Foi com grande alegria que, na tarde da última sexta-feira(26), a Equipe Interdisciplinar do Hospital Severino Lopes visitou a Enfermaria Recém Reformada do SUS Setor Feminino. A satisfação foi imensa de ter um sonho sendo realizado ao ver o espaço ganhando novas cores, mais claridade... um cheirinho de novo.
Na avaliação dos presentes o novo ambiente representa melhores condições físicas em um ambiente mais agradável para os pacientes, em sua maioria, de baixa renda. Para a psicóloga Sandra Uchoa "é  uma grande alegria poder concretizar os sonhos de contribuir com uma  melhor qualidade no ambiente físico do hospital. Juntos, pensamentos e sentimentos de esperança e trabalho de qualidade.", comentou.
Além do quarto, a enfermaria conta com banheiro adaptado as necessidades especiais, com banco
articulado para o banho  e chuveiro quente para os dias mais frios.
A visita ocorreu durante a reunião da equipe interdisciplinar do Hospital, que acontece regularmente todas as sextas-feira, às 14h30. Visando conservar a organização da enfermaria o setor de psicologia e Enfermagem se comprometeram em fazer reuniões com os usuários conversando sobre a valorização e conservação do novo ambiente.
Esses investimentos estão sendo possíveis através do trabalho da direção que tem viabilizado linhas de créditos com Caixa Econômica Federal e por meio de outras receitas da instituição, uma vez que as diárias do SUS encontram-se defasadas em R$43,00 valor que não consegue suprir sequer os custos essenciais do hospital (equipe profissional, luz, energia, alimentação, etc).

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pular café da manhã aumenta risco de infarto nos homens, diz estudo


Pesquisa com 27 mil americanos revela chance 27% maior por mau hábito.Universidade Harvard teve voluntários de 45 a 82 anos, entre 1992 e 2008.
Da France Presse
Café da manhã (Foto: Adriano Bacchella/TIPS/Photononstop/Arquivo AFP) 
Café da manhã ajuda a evitar doenças do coração (Foto: Adriano Bacchella/TIPS/Photononstop/Arquivo AFP)
 
Os homens que não tomam café da manhã têm risco até 27% maior de sofrer um ataque cardíaco, revelou uma pesquisa feita pela Universidade Harvard, nos EUA, e divulgada nesta segunda-feira (22).
O estudo sobre alimentação, realizado entre 1992 e 2008 com quase 27 mil participantes de 45 a 82 anos, mostrou que aqueles que não comiam nada pela manhã tinham mais chances de ter um ataque do coração ou morrer por doença coronária, em relação àqueles que faziam o desjejum.
Segundo o levantamento, os homens que não se preocupam com a primeira refeição do dia tendem a ser os mais jovens e aqueles que são "fumantes, solteiros, menos ativos fisicamente, mais consumidores de álcool e trabalhadores em tempo integral".
"Pular o café da manhã pode levar a um ou mais fatores de risco, como obesidade, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes, que, por sua vez, podem levar – com o tempo – a um ataque cardíaco", disse Leah Cahill, principal autor do estudo e pesquisador da Escola de Saúde Pública de Harvard.
Os homens que disseram tomar café da manhã também comiam mais por dia em comparação àqueles que não tinham o hábito, o que sugere que as pessoas que omitem a primeira refeição não a compensam mais tarde.
No estudo, 97% dos homens que participaram eram brancos e de ascendência europeia. Mas os pesquisadores disseram que os resultados podem ser aplicados a outras origens.
"Não se deve pular o café da manhã. Tomar café está associado a um menor risco de ataque cardíaco", destacou Cahill.
Café da manhã (Foto: Arte/G1)
 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Projeto da UFRN promove confraternização de encerramento das atividades do 1º semestre de 2013

Encerrando em alto astral as atividades do 1º semestre de 2013, os integrantes do Projeto da UFRN "O efeito do exercício físico sobre o humor de pacientes em fase de tratamento para a dependência química" promoveram uma manhã de confraternização no Hospital Severino Lopes. O estudo já está no seu 4º ano de execução na instituição; obtendo ao longo desse período, resultados bastantes satisfatórios. 


A coordenadora do projeto, Vanessa Rachetti, destaca que entre outros pontos positivos essa ação conjunta,  UFRN e Hospital Severino Lopes, vem contribuído muito para a formação de profissionais da Educação Física e da Enfermagem atuantes na área de dependência química.

As atividades deverão ser retomadas no próximo dia 31 de julho, quando os graduandos retornam de seu período de recesso.

Acompanhe, a seguir, imagens do projeto em execução no hospital:

 














quarta-feira, 17 de julho de 2013

Hospital Severino Lopes contará novamente com Projeto de Pedagogia Hospitalar

Ana Elisa Damasceno

O Hospital Severino Lopes recebeu, na última semana, a visita da acadêmica de pedagogia, Ana Elisa Damasceno, que pretende reiniciar, na instituição o projeto de aulas voltadas para os pacientes. Contando com o apoio e colaboração da equipe interdisciplinar do hospital, já foram cadastrados cerca de 20 pacientes que participarão do Projeto.


A previsão é que as aulas se iniciem na primeira semana de agosto, sendo realizadas nas terças-feiras e quintas-feiras, das 9 h às 10h, no auditório da instituição.

Essa atividade faz parte do Projeto "RN caminhando" da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.


O  PROGRAMA:

RN Caminhando é um Programa de alfabetização instituído pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal (Brasil Alfabetizado), destinado à jovens e adultos que estão fora do domínio significativo da prática social do ler-escrever.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Grupo Teatral "Criando Ideias" do Hospital Severino Lopes se apresenta amanhã(04-07) no Parque das Dunas

O Grupo Teatral "Criando Ideias" promove nesta quinta(04), a partir das 9 horas da manhã, no Parque das Dunas apresentação de Peça de Teatro que aborda o universo do transtorno mental no meio familiar e a alternativa de tratamento na modalidade de internação. O Grupo é formado por pacientes psiquiátricos em tratamento no Hospital Severino Lopes, antiga Casa de Saúde de Natal que tem  revelado grandes talentos na arte de representar. 

O projeto é coordenado pelo psicólogo Leandro Silva e pela terapeuta ocupacional Camila Moura. Criado em março de 2013, o Criando Ideias já apresentou a Paixão de Cristo durante as festividades da páscoas e peça de Teatro no Dia das Mães.

Devido a boa receptividade das apresentações pela plateia, surgiu a ideia de fazer a filmagem no Parque das Dunas de uma apresentação especial para as famílias dos atores, para que possa ficar de recordação para os participantes.

As técnicas de terapia ocupacional e psicologia têm como objetivo contribuir na utilização do teatro como
recurso terapêutico no tratamento de pessoas com transtorno mental, pois através dele, o indivíduo tem a possibilidade de exercer outros papéis sociais, explorando potencialidades, desenvolvendo a auto-percepção, autoestima e expressando sua criatividade. Objetivando na expressão de pensamentos e sentimentos por meio da arte, espaço coletivo de socialização e treinamento de habilidades sociais, possibilitando autonomia, comunicação, expressão de ideias que serão concretizadas no próprio grupo de teatro e, posteriormente, no contato com a sociedade.

Para os coordenadores do projeto a teatralização de um problema, pelas técnicas do Teatro, cria um distanciamento que permite aos participantes (atores e espectadores) observarem o que de fato está acontecendo. Vestindo um figurino, utilizando-se de uma cenografia, música e dramaturgia, o usuário/pacientes e o profissional da saúde mental, agora atores, protagonistas de suas próprias histórias, possibilitando transitar entre vários personagens no palco, ora sendo usuário/paciente, ora sendo médico, ora sendo filho, filha, pai ou mãe, o que permite que eles se vejam de outra maneira e sejam vistos de outra forma também, minimizando o estigma da doença mental e trazendo a questão dos direitos humanos para a sociedade. 

Segundo Augusto Boal, o teatro na saúde mental tem como objetivo desenvolver as capacidades estéticas, favorecendo analisar os problemas do presente, usando a experiência do passado, para inventar o futuro. “Numa sociedade em que se procura excluir o diferente, inventar o futuro é mais do que necessário. O teatro não cura, tranquiliza e dá mais um pouco de felicidade para as pessoas, para não ficarem tão angustiadas”.



terça-feira, 2 de julho de 2013

Hospital Severino Lopes participará de mobilização pela Saúde nesta quarta(03/07)

Em apoio ao movimento organizado pelas entidades médicas, o Hospital Severino Lopes está convidando os familiares dos Portadores de Transtornos Mentais e os funcionários da instituição a participarem de manifestação "Vem para rua pela saúde", neste dia 03 de julho, a partir das 9 horas da manhã em frente a sede da Associação Médica na Av. Hermes da Fonseca. 

 A mobilização é contra a vinda de médicos estrangeiros para atuarem no Brasil. Para essa manifestação estão sendo esperadas a presença de estudantes, residentes, médicos e representantes das entidades médicas locais. Após a concentração na AMRN, às 10h, os médicos seguem em caminhada até o hospital Walfredo Gurgel, onde encerram a manifestação.


Postagens populares