quinta-feira, 25 de abril de 2013

Saiba o que fazer ao longo da vida para chegar aos 100 anos com saúde


Médicos alertam que nunca é tarde para mudar hábitos e ter vida saudável.
Boa alimentação, exercício físico e consultas com o médico são essenciais.


Retirado de: g1.globo.com/bemestar

Ter um estilo de vida saudável é importante em qualquer idade. No Bem Estar desta quinta-feira (25), a pediatra Ana Escobar e o geriatra Ronaldo Piovezan alertaram, no entanto, que quanto antes a pessoa adotar novos hábitos, mais benefícios ela terá ao longo da vida, o que poderá ajudá-la a chegar aos 100 anos de idade bem e com saúde.
Para começar a vida do jeito correto, a dica principal é manter atualizada a caderneta de vacinação dos bebês e crianças. Esse alerta é importante porque muitas pessoas esquecem-se de se vacinar conforme vão ficando adultas, o que pode trazer riscos à saúde. Por isso, é recomendável guardar bem a caderneta e prestar atenção nas campanhas de vacinação.
Ao completar dez anos de idade, a criança já pode fazer os primeiros exames de rotina porque nessa idade já é possível identificar fatores de risco de certas doenças.
Por isso, levá-la ao médico nessa época é importante para ter um primeiro registro dos seus índices de saúde, o que a acompanhará pelo resto da vida. De acordo com a pediatra Ana Escobar, é ideal que a criança faça exames para medir o colesterol, triglicérides, glicemia e também um hemograma.
Arte DST Bem Estar (Foto: Arte/G1)
Aos 20 anos de idade, já começam as preocupações com a vida sexual e, nessa época, a informação é a dica mais importante.
Os médicos defendem que a camisinha deve ser a companheira e estar sempre na bolsa das mulheres e na carteira dos homens, pronta para ser usada em qualquer situação.
Dessa maneira, o jovem se protege de uma gravidez inesperada e também de doenças sexualmente transmissíveis, que podem trazer sérias conseqüências para a saúde.
Com o tempo, a pessoa começa a adquirir prioridades diferentes na vida, como família e trabalho, e geralmente acaba deixando de lado a própria vida.
Por isso, aos 30 anos, a dica é não desistir da atividade física, que pode ser uma grande aliada para enfrentar a terceira década de vida com saúde. Para não abandonar, é importante descobrir algum esporte ou exercício que dê prazer e consiga funcionar como uma motivação para o dia a dia.
Quando chegam os 40 anos, aumentam os riscos de doenças, especialmente as cardiovasculares. Por isso, é importante conhecer a história da família para saber se não há fatores genéticos que podem elevar as chances de complicações – essa informação pode ajudar no diagnóstico precoce de doenças, como hipertensão, obesidade, diabetes e até mesmo câncer.

Em relação à alimentação, é importante que ela seja equilibrada e saudável ao longo de toda a vida; porém, aos 50 anos, os cuidados devem ser ainda maiores. A dica é incluir na dieta peixes, que são boas fontes de cálcio, ferro e vitamina B 12; castanhas, que ajudam a controlar o colesterol; e suco de uva, que têm ‘resveratrol’, substância que pode garantir maior longevidade.
Já aos 60 anos, os cuidados com a vacinação devem ser retomados. A vacina pneumocócica, contra pneumonia, deve ser tomada nessa idade, como alertou o geriatra Ronaldo Piovezan.
O médico lembrou também que, a partir dessa idade e por volta dos 70 anos, é importante investir nos exercícios com peso, mesmo que a pessoa nunca os tenha feito. Isso ajuda a fortalecer a musculatura, que pode funcionar como uma poderosa proteção para os ossos e também contra quedas.
Depois dos 80 anos, começam as preocupações com a saúde mental e o cérebro. Nesse caso, a dica é estimular sempre a memória e aprender algo novo, atitudes que podem ser importantes na prevenção do Mal de Alzheimer, por exemplo. Por isso, é essencial manter a mente ativa e estimular o cérebro com cada vez mais novas informações.
Quando chegam os 90 anos, a dica é se expor ao sol todos os dias, que é uma boa fonte de vitamina D, importante para manter os ossos saudáveis. Dessa maneira, com ossos fortes e resistentes, o idoso consegue se proteger conta quedas e acidentes mais graves. 
Por fim, os médicos deram uma dica que vale desde a infância até a terceira idade: cultivar as amizades. Ter amigos e boas companhias para passar os dias é sempre uma medida positiva que pode fazer muito bem à saúde em todos os momentos da vida e trazer muito bem-estar às crianças e principalmente os idosos.


Arte Bem Estar Vitamina D (Foto: Arte/G1)

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pacientes psiquiátricos participam do Projeto Viva Costeira

Um domingo à tarde diferente com caminhada a beira mar, num belo cartão postal, com muita alegria e interação social. Assim foi a tarde do último domingo(21) para um grupo de usuários do Hospital Severino Lopes. Através do apoio do Programa do Governo do Estado RN Vida, que forneceu o transporte, pacientes do Hospital  tiveram a oportunidade de participar do Projeto Viva Costeira.
Para esses pacientes a caminhada pode significar muito mais do que um dia de lazer a beira mar, podendo vir a auxiliar efetivamente no seu tratamento. Dados de estudos científicos já comprovam que a prática de atividade física tem efeitos diretos na melhoria da eficácia do tratamento medicamentoso. Fazer caminhadas diminui a tensão, o estresse, a ansiedade, combate sentimentos de inadequação, baixa auto-estima e depressão, melhora o humor e torna o sono mais tranqüilo.


O projeto viva costeira tem por objetivo de humanizar a Via Costeira fazendo com que a população possa aproveitar esse espaço tão importante para Natal.. Consiste na interdição de uma das faixas da via para possibilitar atividades de lazer como caminhada, corrida, passeio de bicicleta.
A ideia tem contado com adesão e o apoio da comunidade Potiguar que vem lotando a via costeira nas tardes de domingo. É um projeto para toda a família participando desde atetlas até crianças e bebês.

Os usuários do Hospital que participaram do evento adoraram o passeio. Além da felicidade estampada na face durante a caminhada,o comentário geral dos dias seguintes era: "como foi bom". 

Buscando oportunizar aos pacientes novas participações no projeto, a equipe interdisciplinar do Hospital Severino Lopes está buscando implementar parcerias com empresas ou instituições que possam disponibilizar ônibus para o transporte dos pacientes.
Confira, a seguir, mais fotos  do passeio:






quinta-feira, 18 de abril de 2013

Usuário do Hospital Severino Lopes cultiva plantas como terapia

Nos últimos meses, o Hospital Severino Lopes vem recebendo novas residentes muito bem-vindas. São
vasos com plantas que vem enfeitando os ambientes dando uma sensação de paz e harmonia. Essas plantas foram presenteadas pelo paciente Benevolo que tem realizado o  cultivo como terapia.

A psicóloga Sandra Uchoa  relata que quando Benevolo chegou ao Hospital estava com o pensamento desorganizado devido ao uso crônico de bebida alcoólica e logo após a sua chegada começou a aderir aos trabalhos da Terapia Ocupacional. "Começou com as colagens desenvolvendo a sua criatividade. Ele descobriu nesse ambiente um mundo novo, bonito, das artes plásticas e começou com isso a melhorar da sua enfermidade. A partir daí ele reorganizou seu pensamento através da imaginação e da concentração nessas atividades, começou
refletir e seus pensamentos mudaram, consequentemente, começou a se sentir melhor.", contou Uchoa.

 O próprio Benóvolo narra um pouco da sua história: "Quando estou trabalhando com as artes me
transporto para um mundo criativo e da imaginação. Vou criando coisas diferentes, que saem da linha reta. Descobri uma criatividade que não sabia que tinha. Hoje vejo uma pessoa passando pelo rua em direção a um bar e sinto que não faço mais parte disso. Faço parte de outro mundo, eu já mudei. Depois de 13 anos, época da morte da minha mãe, foi o primeiro tratamento que deu resultado. Antes ficava 2, 3 no máximo 10 dias longe da bebida e depois que estou aqui já estou completando um ano. Aqui foi o meu porto seguro, tanto com relação às pessoas, quanto em relação as atividades".

Já o gosto pela jardinagem como terapia iniciou quando a equipe interdisciplinar, com a participação do médico, decidiu junto com Benóvolo, a apoiá-lo para que ele começasse a dar umas voltas pelo bairro, para caminhar e ter um contato maior com o mundo lá fora.  A partir daí começou a sair e trazer plantas para o Hospital. Começou a plantar mudas e a produzir os vasos. 

A psicóloga destaca que para conseguir as mudas Benévolo começou a interagir com as pessoas. "Ele via um jardim bonito durante as suas caminhadas e já contactava o proprietário. Será que você pode me fornecer uma muda dessa planta? A partir daí iniciavam boas conversas. Voltava para o hospital e ia produzir os vasos." 

O próximo passo foi o compartilhamento das mudas com a comunidade do hospital. Ele dou para cada setor do hospital uma mudinha de planta: medicina, psicologia, serviço social, admissão, terapia ocupacional ganharam o seu jarro de muda. Além disso, em frente a Terapia Ocupacional ele construiu um pequeno jardim.

Sandra Uchoa relata que houve uma evolução: primeiro ele estava introspectivo, depois passou a se interagir com a comunidade lá fora e se sentido melhor passou a se integrar mais com a comunidade dentro do hospital distribuindo um pouco dele com essas plantas. 

Atualmente Benóvlo já recebeu a alta hospitalar, mas deixou no Hospital as plantas que contribuem com a humanização do meio ambiente e são um bálsamo para a alma.






Jardins Terapêuticos

Os jardins sempre foram um espaço de bálsamo para a alma. É impossível não se acalmar diante do visual das plantas, do aroma das flores. Agora, essas características começam a ser usadas em favor de pessoas doentes ou das que apenas estão em busca de um momento tranquilo. 

Nos Estados Unidos e na Europa, cresce a tendência de criação dos chamados jardins terapêuticos. Eles são construídos ao ar livre ou em átrios, em solários dos hospitais e em locais públicos, para serem frequentados pela população em geral.

Combinados com o canto dos pássaros e o barulho da água corrente, despertam a visão, a audição e o olfato, provocando o que os especialistas chamam de distração positiva. A idéia de criação dessas áreas surgiu da observação de que a saúde física e mental é influenciada por aspectos do ambiente físico, como sua luz natural, espaço ou som. 

A combinação equilibrada de terapias farmacológicas, comportamentais e ambientais é eficaz para melhorar a saúde dos doentes e idosos. 

A implantação de espaços verdes em hospitais humaniza um ambiente geralmente associado à frieza, esterilidade, e até mesmo hostilidade em relação aos pacientes. 

Jardins são bastante úteis no tratamento de crianças temporariamente incapacitadas por acidente, cirurgia, trauma psicológico ou ainda aquelas com deficiência mental, sensorial e física. 

O contato direto com a natureza é capaz de ajudar na recuperação de doenças, estimulando a vontade de a pessoa viver e lutar. Chamada de Garden Therapy, ou Hortoterapia, uma eficaz coadjuvante dos tratamentos convencionais. A técnica combina cultura de plantas e jardinagem ativa e passiva (contemplação). A hortoterapia tem sido utilizada em institutos correcionais, nos casos de dependência química ou alimentar, fisioterapias, doenças mentais, no tratamento de idosos e doentes senis, bem como entre crianças com necessidades especiais ou não. 

Para os mais velhos, a jardinagem possui um efeito extraordinário, pois estimula a ação e exercita a coordenação mão-olhos, melhora a capacidade motora fina, ajudando na abstração do pensamento obsessivo da perda de forças e da saúde. O resultado é que eles se sentem não só úteis e produtivos, mas menos tristes e solitários. 

Nas doenças crônicas, degenerativas ou invalidantes. Quando a resposta aos remédios é insatisfatória, a terapia torna a vida mais agradável: mesmo que o doente não se cure, ele se sentirá melhor, mais relaxado. 

A terapia pode ter também ação preventiva porque atividades ao ar livre pressupõe uso dos músculos e cérebro, exposição aos benefícios do sol e ar puro. Assim, é uma boa alternativa contra as doenças típicas da cidade: Obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer. 

Muitas vezes, uma pessoa adoece porque se sente insatisfeita com a própria vida e deseja encontrar uma cura milagrosa, rápida e eficaz que não existe. Sem esforço e trabalho, busca a cura milagrosa, rápida e eficaz que não existe. Sem esforço e trabalho constantes não se chega a lugar algum. Todos nós precisamos nos ocupar da nossa recuperação, pois a equação terapia=remédio nem sempre se mostra tão válida, uma pequena mudança na paisagem faz bem, não só para a alma mas para o bolso e para o meio ambiente também. 




quinta-feira, 11 de abril de 2013

Comemoração de aniversário

Essa semana houve a comemoração do aniversário de três pacientes do Hospital Severino Lopes, o primeiro foi o de Fagner e Michel, e hoje foi o de Luzivaldo.
Toda a preparação da pequena confraternização foi feita pelos próprios familiares de cada um dos pacientes, que fizeram questão de celebrar a data com alguns colegas feitos na instituição.
Parabéns Fagner, Michel e Luzivaldo, desejamos mais um ano repleto de saúde!





quarta-feira, 10 de abril de 2013

Em noite festiva Acadêmicos de Medicina recebem certificados




Em clima alegre e descontraído, aconteceu mais uma entrega de certificados para acadêmicos de medicina
que cursaram estágio no Hospital Severino Lopes. A solenidade aconteceu no fim do mês de março sendo organizada pelo preceptor da UFRN e integrante do corpo médico da instituição, Dr. João Luiz Alves.
O estágio possuiu duração de 6 meses. Além de oportunizar o aprofundamento na parte prática da rotina médica de um hospital psiquiátrico, os acadêmicos também participam de aulas, palestras e estudos de casos durante o estágio. Essas atividades  fazem parte da rotina de Reuniões Acadêmicas realizadas, quinzenalmente, no Hospital Severino Lopes.
Acompanhe, a seguir, algumas fotos do evento:























































segunda-feira, 8 de abril de 2013

Conheça sete novidades que ajudam no combate à depressão

Retirado de: www.bonde.com.br


Caracterizada pela tristeza duradoura e profunda, sem causa específica, a depressão não tem hoje um único tratamento definitivo, eficaz para qualquer pessoa, até mesmo porque os sintomas podem aparecer em variados níveis, associados a questões físicas, psíquicas e à história pessoal. Porém, a boa notícia são os novos estudos e é sobre este tema que a revista Mente e Cérebro, trata na matéria de capa da edição de abril. 

O sintoma proeminente da depressão é a tristeza profunda, difusa e duradora. "É diferente da tristeza em si, que é uma emoção comum, principalmente em situações de perda de entes queridos, de emprego ou diante de frustações. Ela tende a desaparecer com a resolução ou adaptação da pessoa à situação. No caso da depressão, essa sensação é permanente", explica à revista Mente e Cérebro o psiquiatra Teng Chei Tung, coordenador do Grupo de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPQ-USP). 

Esse estado emocional pode vir acompanhado da persistência de outros sintomas bem característicos: ausência de prazer nas atividades diárias, problemas de sono, como a insônia, alterações no apetite, dificuldade para se concentrar, cansaço físico, lentidão (ou, em alguns casos, agitação mental) e pensamentos pessimistas e depreciativos em relação a si mesmo e ao futuro. Confirmado o diagnóstico, é indispensável o tratamento médico e psicológico. 

Reprodução


As novas pesquisas apontam para intervenções que aumentam as chances de que cada paciente encontre a estratégia mais adequada – ou, mais provavelmente, uma combinação delas – que possibilite uma vida saudável. Pois, somente no Brasil, são mais de 38 milhões de pessoas que sofrem com a depressão. A revista Mente e Cérebro enumerou sete opções de tratamentos. Conheça abaixo: 

Aprender a dormir:  segundo a psicóloga Karina Haddad, do centro de pesquisa Instituto do Sono, "o raciocínio usual era que, tratando a depressão, a dificuldade de dormir melhoraria, mas muitos novos medicamentos que se mostraram eficazes no tratamento da depressão não foram eficientes contra a insônia. Quando ela é tratada, inevitavelmente os sintomas depressivos melhoram", explica. 

Uma pesquisa divulgada em 2006 na Reunião Anual das Sociedades do Sono (APSS), em Denver, que avaliou quase 2 mil homens e mulheres, mostrou que insones têm risco 11 vezes maior de desenvolver depressão dentro de seis meses e mais risco de continuar doentes após um ano. A conclusão foi que o tratamento da insônia pode auxiliar na recuperação da depressão. 

Cetamina: quarenta minutos é o tempo médio que a cetamina, ou quetamina, leva para aliviar os sintomas de pessoas com depressão crônica com resistência aos antidepressivos comercializados atualmente – que demoram, em média, mais de duas semanas para fazer efeito. 

"A cetamina foi utilizada em pacientes resistentes aos antidepressivos tradicionais. Isso não quer dizer que ela seja mais eficiente que esses antidepressivos em todos os pacientes. É provável que alguns não melhorem nada e até piorem. Cada pessoa responde de maneira diferente a um tratamento", diz o psiquiatra Teng Chei Tung. 

Estimulação Cerebral Profunda (DBS): na estimulação cerebral profunda (DBS) são colocados dois eletrodos no cérebro, ligados por fios a uma bateria implantada no tórax, que envia a eles impulsos elétricos para estimular a produção de neurotransmissores relacionados à melhora do humor. 

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT): reconhecida para tratamento de depressão pelo Conselho Federal de medicina (CFM) em 2012, a técnica de estimulação magnética transcraniana (EMT), são ondas eletromagnéticas que aplicadas sobre o cérebro com o objetivo de modular o funcionamento de regiões que operam de forma alterada em pessoas com transtornos neuropesquiátricos. A EMT pode ajudar pacientes que não respondem ao tratamento medicamentoso, acelerar a resposta a ele ou mesmo ser uma alternativa pra aqueles que não toleram os efeitos colaterais dos antidepressivos ou têm contraindicação a esses medicamentos. 

Cuide do seu coração: estudos voltados para a relação "mente-coração" ainda são poucos e recentes, mas já se sabe que transtornos de humor dobram as chances de uma pessoa sofrer ataques cardíacos. A atividade física previne o estresse oxidativo no meio intracelular, um marcador biológico em comum de doenças cardiovasculares e de transtornos do humor. 

Psicoterapia e meditação: segundo o psicólogo Zindel Segal, professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Toronto, o cérebro de pessoas com depressão está "habituado" a processos cognitivos que desencadeiam o problema, como pensamentos depreciativos sobre si mesmas. A meditação ajuda o paciente a se conscientizar de emoções, fantasias, lembranças e situações que passam por sua mente consciente, aceitando-as. 

"Os efeitos positivos da meditação para a saúde se baseiam em uma modificação da atividade cerebral. A ideia é que a pessoa comece a identificar seus processos automáticos e, por meio da reflexão, possa alterá-los", diz Segal. 

Ácido Fólico, a vitamina do bem-estar: uma revisão de 11 estudos por pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, envolvendo mais de 15 mil pessoas no total, aponta que a depressão está associada a níveis mais baixos de ácido fólico, ou vitamina B9, no sangue. Existem também estudos que apontam, por exemplo, que a depressão e o distúrbio bipolar se manifestam com mais frequência em pessoas que haviam consumido menos ômega-3. 

Algumas pesquisas sugerem que a combinação de suplementos de ácido fólico (em quantidades determinadas pelo médico, pois em excesso a substância pode causar deficiência de outras vitaminas) com o tratamento medicamentoso-padrão pode incrementar a melhora dos sintomas da depressão.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Emoção marca comemoração da Páscoa no Hospital Severino Lopes


Na tarde desta quinta-feira(04/04) aconteceu a comemoração pascal do Hospital Severino Lopes com a presença do Padre Dalmário que celebrou uma bela missa de páscoa com ajuda de integrantes da comunidade católica Shalom. 

Após a missa houve uma encenação da paixão de cristo preparada por alguns pacientes, com auxílio do setor de psicologia e terapia ocupacional da instituição. A emoção tomou conta de todos os espectadores que se surpreenderam com a dedicação e veracidade com a qual os pacientes se demonstraram ao atuar.

Confira algumas fotos:





terça-feira, 2 de abril de 2013

Aniversariantes do mês de abril Hospital Severino Lopes

Os nossos parabéns aos aniversariantes do mês de abril do Hospital Severino Lopes. Desejamos que a felicidade desse dia seja constante em sua vida e que sua vida seja repleta de dia felizes. A todos muita paz, muita saúde, alegria e realizações!!

Acompanhe abaixo o quadro com a relação dos que fazem aniversário este mês:    


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nesta quinta(04) pacientes encenam "Paixão de Cristo" comemorando a Páscoa no Hospital

Estão em pleno andamento, no Hospital Severino Lopes,  os ensaios  da apresentação teatral da Paixão de
Cristo, que será encenada nesta próxima quinta-feira (04/04), a partir das 2h30, na área de recreação da instituição. Atores e atrizes compenetrados em seus papéis tem ensaiado diariamente todas as manhãs para apresentar um belo espetáculo em comemoração a Páscoa. Esses componentes da peça são todos pacientes do hospital que tem se dedicado com entusiasmo durante os ensaisos.

O evento é coordennado pelo setor de psicologia e terapia ocupacional, que estão lado a lado com os pacientes organizando a apresentação, o cenário, o figurino e as falas.Além da peça teatral, está prevista também a realização de uma missa pascoal.

O evento será aberto a participação das famílias. Veja a seguir, algumas fotos dos ensaios:













Postagens populares