quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bazar Solidário do Hospital Severino Lopes retoma atividades

O Bazar Solidário do Hospital Severino Lopes voltou as atividades nesta última quinta-feira(28/02). Devido as reformas do hospital  está funcionando provisoriamente na sala próxima ao serviço social. Após serem concluídas as obras haverá uma espaço destinado para o bazar na entrada da instituição. São diversas peças de roupa, femininas e masculinas, além de acessórios que estão à venda por um preço bastante acessível. A Assistente Social Jacqueline, a Terapeuta Ocupacional, Camila e a estagiária em psicologia Flávia, são as responsáveis pelo bazar promovido pela instituição, que acontece quinzenalmente.

Aqueles que puderem contribuir com roupas, sapatos, acessórios dentre outros, o Setor de Serviço Social está recebendo as doações.

O dinheiro arrecado é utilizado pela equipe interdisciplinar na realização das festas, bingos e passeios.



Venha conferir!















Nova admissão do Hospital

Conheça a nova funcionária que irá nos auxiliar a manter o Hospital Severino Lopes sempre em ordem.
Francisca das Chagas Silva do Nascimento irá trabalhar na função de auxiliar de serviços gerais, e está na instituição desde o dia 05 desse mês.
Seja bem vinda!


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hospital Severino Lopes em constante transformação

Quem frequenta o Hospital Severino Lopes com certeza já se acostumou com as boas notícias e com as reformas que a cada dia transformam nossa infraestrutura trazendo além de mais conforto e melhorias estruturais, também alegria ao espírito.
Uma dessas notícias que nos enchem de alegria é a reforma da entrada do Hospital localizada na Av. Romualdo Galvão. Depois da reforma já ocorrida em 2012 da recepção da Rua Múcio Galvão, agora é a vez da entrada da Romualdo. A obra já foi iniciada e continuaremos a dar informações sobre o andamento da construção:

 


Começamos 2013 com aquisição de novos equipamentos de ginástica ao ar livre já anunciados anteriormente e com a finalização da passarela que liga o SEMA I a área de recreação do Hospital. A conclusão da passarela permitiu o trânsito direto dos usuários do setor até a área de recreação do Hospital, contribuindo para mais qualidade de vida em nossa instiuição.

 Veja abaixo as fotos da nova passarela:




Após essa etapa vencida as obras não pararam e imediatamente já foi iniciada a construção de uma quadra de esportes. Sem dúvida, são notícias que irão contribuir com a recuperação mais rápida dos nossos usuários ao aliar a saúde mental a prática da atividade física, uma vez que ao cuidar da nossa mente não devemos também esquecer de cuidar do nosso corpo para termos uma vida equilibrada.



 


Novas Aquisições:

Foram adquiridos Purificadores de Água que estão sendo instalados nos setores. Acompanhe abaixo as fotos dos que já se encontram em funcionamento. Em breve novos setores serão também contemplados:

Secretaria                                                                                 Ambulatório

 








Abaixo purificador de água instalado no setor de Feminino II:





Outra aquisição recente foi um carro Inox para transporte dos alimentos:

















Ainda no início desse ano foram compradas mais beliches para a sala de descanso dos funcionários. Vejam as imagens nas fotos abaixo:


 



E AGUARDEM MAIS NOVIDADES AINDA ESTÃO SENDO PLANEJADAS!!! UMA  BOA NOVA SERÁ A CLIMATIZAÇÃO DO REFEITÓRIO DOS PACIENTES!! NAS PRÓXIMAS POSTAGENS FAREMOS O REGISTRO DE MAIS ESSA CONQUISTA!! E VAMOS EM FRENTE ACREDITANDO E MENTALIZANDO SEMPRE ESSAS REALIZAÇÕES QUE CONTRIBUEM COM O BEM ESTAR DESSAS PESSOAS QUE CONTAM COM A NOSSA ASSISTÊNCIA PARA A  RECUPERAÇÃO DA SUA SAÚDE...


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os benefícios da natação

A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o género de pessoas; bebés, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermédio ou avançado). Este pode ser encarado como um desporto de competição, uma modalidade associada a alguns tipos de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.

A água, “matéria-prima” da natação, detém características relaxantes e fautoriza as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda a gente pode e deve praticar natação, pois esta, apresenta grandes benefícios para a saúde.

A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De facto, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigénio. Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratório.

As articulações são, igualmente, beneficiadas. Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos. A natação leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes de artroses. Patologias como a fibromialgia têm com a natação uma calmia dos sintomas dolorosos, à semelhança de outras que impliquem padecimentos relacionados com a dor.
Um dos outros proveitos da natação, diz respeito ao aumento da autoestima. Os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes. Para além disto, a água propicia uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividades “secas”. O cariz lúdico constitui um importante coadjutor do relaxamento mental.

Outro dos aspetos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, quer em termos físicos, quer psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.

Na realidade, a natação interfere e trabalha toda a musculatura do corpo, e a amortização do impacto dos movimentos do nadador pela água torna quase nula a probabilidade de sofrer alguma lesão.
Em acréscimo, a natação ajuda a queimar calorias (podendo chegar às 600 por hora) e colabora na definição da silhueta. Aperfeiçoa, também, a coordenação motora e ativa a memória, na medida em que garante uma excelente oxigenação cerebral.

A natação é um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do quotidiano.

Aos cidadãos portadores de deficiências, a natação proporciona ampliação do potencial do seu organismo como um todo, a par de uma melhoria da autoimagem e de uma maior inserção social. A vertente emocional é deveras relevante neste grupo de alunos, uma vez que lhes faculta o abandono temporário do seu mecanismo de locomoção (cadeira de rodas, canadianas, aparelhos ortopédicos, …), concedendo-lhes desfrutar de independência, fomentadora da autoestima. Adicionalmente, a prática da natação, para eles, é muito gratificante porque nem toda a gente sabe nadar.

Retirado de: www.ruadireita.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conheça os sintomas do estresse e saiba como eles progridem

É preciso estar atento a alterações de humor e comportamento

Por Minha Vida 

Os sinais iniciais de estresse costumam aparecer em atividades do dia a dia. O que antes parecia simples passa a ser complicado. O que dava satisfação começa a irritar. O que era visto como conquista transforma-se em derrota. O pior é que muitas dessas mudanças não são notadas, justamente porque a pessoa está estressada e não tem condições de julgar os problemas com equilíbrio, o que faz a bola de neve aumentar. "A maioria das pessoas só se dá conta quando surge alguma doença", afirma a psicóloga Fátima Bitencourt. Em vez de esperar até que patologias como depressão, asma, gastrite, infarto e alguns tipos de câncer se desenvolvam, fique atento às alterações de comportamento. 

O neuropsiquiatra Rubens Pitliuk, do Hospital Albert Einstein, cita alguns dos itens aos quais se devem prestar atenção: diminuição do rendimento na escola ou no trabalho, insatisfação, irritabilidade, indecisão, julgamentos errados, piora na organização, insônia, sono agitado, falhas de concentração e memória, uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, dedicação de cada vez mais tempo ao trabalho e menos ao lazer, diminuição de entusiasmo e sensação de monotonia.

Depois desses sinais, vêm os sintomas propriamente ditos. De acordo com Pitliuk, são eles: cansaço, ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarreia, gases, gastrites, úlceras, baixa de resistência, infecções, gripes, herpes, pressão arterial alta, derrame, infarto, dores de cabeça, musculares e na coluna, entre outros.

Fátima explica que há uma progressão dos sintomas até se chegar à Síndrome de Burnout, ou esgotamento físico e mental. Segundo a especialista, o ideal é que um grupo de profissionais, formado por médicos, psicólogos e neuropsicólogos, avalie a situação. Mas a escala abaixo pode ajudar a identificar em que nível de estresse a pessoa se encontra.

1 - Dedicação intensificada, com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho;
2 - Descaso com as necessidades pessoais;
3 - Atividades básicas como comer, dormir e sair com os amigos perdem o sentido;
4 - Sintomas emocionais como irritação, impaciência e ansiedade aparecem;
5 - O portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
6 - Necessidade de isolamento;
7 - Nesta fase, as outras pessoas são completamente desvalorizadas e tidas como incapazes. Além disso, o indivíduo pode ter agressividade, vazio interior e depressão;
8 - Marcas de indiferença e desesperança surgem;
9 - A vida perde o sentido e o colapso físico e mental acontece;
10 - A pessoa pode ver ou não que seu caso é de emergência e necessita ajuda médica e psicológica.

Retirado de: yahoo.minhavida.com.br/bem-estar/materias

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dossiê esclarece realidade da Saúde Mental

Com o apoio da Federação Brasileira dos Hospitais foi elaborado e divulgado dossiê que esclarece o que vem acontecendo com a assistentência em saúde mental nos últimos anos. Acompanhe, a seguir, a reportagem na íntegra:




Exercícios físicos, cálcio e sol fazem bem aos ossos e evitam osteoporose

Do G1, em São Paulo

 Ao longo da vida, os ossos passam por um processo de destruição e construção. Antes dos 30 anos, o número de células de construção são maiores do que as destrutivas. O problema aparece após essa idade, quando essa proporção começa a se alternar e os ossos começam a ficar mais fracos e frágeis. 
Para combater esses efeitos do envelhecimento e prevenir a osteoporose, os ginecologistas José Bento e Bruno Muzzi e o fisiatra José Maria Santarém deram algumas dicas no Bem Estar desta quinta-feira (22). Para aumentar a “poupança” de massa óssea, as recomendações principais são aumentar a ingestão de cálcio, praticar atividade física e tomar sol sem exageros, para obter vitamina D.

Segundo uma pesquisa recente feita pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), 60% das pessoas acredita que tomar apenas um copo de leite já é suficiente para evitar a doença. Porém, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é de que a pessoa consuma no mínimo de 1.000 a 1.200 mg de cálcio por dia.

Em uma enquete feita no site do Bem Estar, 7% dos internautas respondeu que toma três copos de leite por dia. A maioria toma apenas um, dois ou não tomam a bebida - nesse caso, elas devem recorrer a outras fontes de cálcio, como queijo branco, ricota ou iogurte. Veja o resultado da votação no fim da página.

Essa indicação é ainda mais essencial para mulheres que já passaram pela menopausa, período em que a falta de estrogênio acelera a destruição do tecido interno do osso.

Estudos mostram que uma em cada três mulheres terá osteopenia depois dos 50 anos, um problema que aparece antes da osteoporose, que diminui a densidade óssea. Nesse período, no entanto, ainda é possível reverter ou estabilizar a situação com a ingestão de cálcio, vitamina D e exercícios. Porém, se não tratada, a osteopenia pode virar osteoporose.

A osteoporose não causa dor e não tem sintoma e, geralmente, a descoberta vem só após uma fratura, quando a doença já está em estágio avançado. Por isso, é importante realizar exames para diagnosticar a doença antes que ela cause problemas.

A densitometria óssea mede a densidade do osso e deve ser feita a partir dos 45 anos nas mulheres e a partir dos 65 anos nos homens. Caso seja detectada a osteoporose, ela pode estar ainda no estágio inicial, o que facilita na recuperação e no tratamento. O médico pode indicar medicamentos, suplementos de vitamina D ou até mesmo a reposição hormonal, no caso das mulheres.

A atividade física sempre ajuda, principalmente aquelas que comprimem os ossos, ajudando no aumento da massa óssea. O fisiatra José Maria Santarém explicou que até mesmo ficar em pé já ajuda na prevenção e também no tratamento da osteoporose. A musculação é a melhor opção mesmo para pessoas debilitadas porque a exigência muscular ajuda na remodelagem óssea e o risco de lesões é menor.

Uma opção de exercício para realizar em casa e fortalecer a musculatura é agachar segurando e deslizando um cabo de vassoura na perna, como mostrou o fisiatra. Na hora de descer, a pessoa deve expirar e espirar quando levantar. A dica do médico é fazer quantas vezes conseguir, até cansar. Ficar na ponta dos pés com o apoio do cabo de vassoura também traz benefícios não só para a musculatura, mas também para a circulação.

Arte Bem Estar Vitamina D (Foto: Arte/G1) 
 
Confira o programa Bem-Estar completo sobre osteoporose no link: g1.globo.com/bemestar

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aniversariantes de Fevereiro Hospital Severino Lopes

Os nossos parabéns aos aniversariantes do mês de fevereiro, desejando que a felicidade desse dia seja constante em sua vida e que sua vida seja repleta de dia felizes. A todos muita paz, muita saúde, alegria e realizações!!



Acompanhe abaixo o quadro com a relação dos que fazem aniversário este mês:  

Postagens populares