quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Conheça os principais truques para ter mais disposição


Com a chegada do fim de ano, os dias vão ficando cada vez mais quentes e a sensação de cansado no fim do dia é quase uma certeza.  Como a agenda não diminui nessa época, o jeito é buscar alguma maneira de ter mais disposição para encarar o verão. Por isso, separamos alguns truques para quem quer fugir da canseira comum nesta época do ano. Confira: 

Beba muito líquido: muitas pessoas não bebem líquido o suficiente para equilibrar a perda de suor de atividade física. O corpo precisa de água! O coração trabalha melhor, a respiração é facilitada e o cansaço demora mais a chegar quando estamos bem hidratados.

Faça pilates: o pilates melhora a respiração e, consequentemente, trabalha melhor a nossa ansiedade. O exercício pode ser praticado por todas as idades, inclusive grávidas, que podem praticar sem medo. Além do controle emocional, o exercício também ajuda a melhorar a qualidade de vida. O pilates melhora o sono, cria força, aumenta a flexibilidade, melhora a postura, aumenta a energia, além de ser um exercício que favorece o corpo como um todo.

Mexa na temperatura do seu banho: experimente começar com um banho quentinho e depois o torne frio de uma vez. É uma técnica conhecida para despertar o corpo rapidamente. Dá um chacoalhão no metabolismo e na circulação sanguínea, aumentando a sensação de energia.

Invista no chá verde: pesquisas já provaram que a bebida tem baixas concentrações de cafeína, apenas um quarto da encontrada no café, e que garante mais disposição física ao corpo. A responsável pela dose extra é a catequina, que estimula os processos químicos no cérebro e te deixa mais ligado.

Masque chiclete: colocar a mandíbula para se movimentar pode ajudar a aumentar a energia. E escolha de preferência as gomas de menta. Estudos apontam que isso estimula a mesma parte do cérebro responsável por fazer uma pessoa despertar pela manhã.

Massageie o seu corpo: esfregar o corpo ajuda a aumentar a circulação, estimulando o fluxo em direção ao cérebro. A dica é fazer isso na região entre a nuca e o pescoço, massageando os músculos longos atrás do pescoço. Faça movimentos para cima e para baixo e depois siga o contorno do crânio até a região das orelhas.

Coma banana: poucos alimentos são tão capazes de repor as energias quanto à banana. Rica em potássio, também é excelente fontes de açúcar, ajudando a melhorar a performance por cerca de duas horas. Além do ótimo sabor e das demais vantagens para o organismo, as bananas ainda são fáceis de carregar para qualquer lugar.

Explore sua energia sexual: a prática sexual segura e bem acompanhada pode relaxar, energizar, reequilibrar o corpo. Explore seus sentidos para aumentar sua energia.

Durma bem: o cansaço e o desânimo são demonstrações de que é preciso entrar em stand-by. Mesmo que seja apenas num dia da semana, ou durante os fins de semana, é preciso dormir bem. Durante o sono produzimos o hormônio do crescimento (GH), cuja carência facilita o acúmulo de gordura, deixam os músculos flácidos, os ossos fracos e o corpo sem ânimo.

Não durma demais: dormir bem, não significa dormir demais. O descanso é fundamental, mas passar um fim de semana inteiro na cama, a fim de compensar noites mal dormidas ao longo da semana, não é a melhor pedida. Isso só resultara em mais cansaço. Quando o ciclo de sono é alterado em mais de duas horas, os mecanismos de acordar e dormir ficam bagunçados. Tente manter os mesmos horários para ir para a cama e também para sair dela.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Hospital Severino Lopes participa de 1º Seminário do RN Vidas


O Hospital Severino Lopes participou, no último dia 19, do I Seminário do Programa RN Vida. O evento aconteceu no auditório da Governadoria no Centro Administrativo e teve como objetivo integrar e socializar o trabalho das instituições que atuam diretamente com a questão das drogas, bem como debater o assunto.

Compuseram a mesa de abertura do Seminário a Coordenadora do Projeto, Sonali Rosado, o professor e sociólogo João Dantas Pereira, do Departamento de Serviço Social da UFRN e coordenador do curso de especialização e prevenção ao uso de álcool e outras drogas; o professor  do IFRN Nivaldo Calixto, coordenador do Projeto Fraldinha, e o garoto propaganda do projeto o piloto de Kart, Victor Uchôa de apenas 9 anos.

Representando o Hospital Severino Lopes e a sua mantenedora Sociedade Prof. Heitor Carrilho participaram do encontro a diretora Keli Gaio, a assessora de comunicação Elys Rocha e o enfermeiro José Geraldo.

Na abertura da programação a coordenadora, Sonali Rosado, falou da importância do Projeto e pediu apoio de todos participantes para torná-lo cada vez mais forte. "O RN Vida nasce com a união e a experiência de várias pessoas. A luta contra as drogas não é fácil, mas lutaremos para conseguir o nosso objetivo. Gostaria que todos os participantes fossem multiplicadores ao trazer mais pessoas que possam ajudar no projeto", disse a Secretária.


Em seguida o piloto Victor Uchôa, que de forma voluntária tem apoiado o projeto, emocionou os presentes, dando o depoimento sobre a importância de manter a juventude longe das drogas para uma melhor qualidade de vida da sociedade. "Como esportista procuro dar o exemplo de vida saudável e longe das drogas. A vitória tem que ser de forma limpa para sermos também vitoriosos na vida.",disse Uchôa. 

O Programa RN Vida é uma ação articulada que visa o enfrentamento contra as drogas. Pretende criar uma rede planejada para enfrentar o uso e o tráfico de drogas no Estado e é apoiado em quatro pilares de atuação: prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão do tráfico.

O evento foi promovido pelo governo do Rio Grande do Norte, em parceria com a Assembleia Legislativa do RN, Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça do Estado do RN, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento da Polícia Federal no RN, entre outros.





terça-feira, 25 de setembro de 2012

REVISTA VEJA ENTREVISTA FERREIRA GULLAR CONFIRA ABAIXO O TRECHO DA ENTREVISTA ONDE ELE FALA SOBRE O TRATAMENTO PSQUIÁTRICO HOSPITALAR:

Como se justifica sua defesa da internação o tratamento da esquizofrenia?

As pessoas usam a palavra manicômio para desmoralizar os hospitais psiquiátricos. Internei meu filho em hospitais que têm piscina, salão de jogos, biblioteca. Mesmo os públicos não têm mais a camisa de força ou sala com grades. Tive dois filhos esquizofrênicos. Um morreu, o outro está vivo, mas não tem mais o problema no mesmo grau. Controlou com remédio, e a idade também ajuda. A esquizofrenia surge na adolescência e se junta à impetuosidade. Com o tempo, a pessoa vai amadurecendo. Doença é doença, não é a gente. Se estou gripado, a gripe não sou eu. A esquizofrenia é uma doença, mas eu não sou a esquizofrenia. Posso evoluir, me tornar uma pessoa mais madura, debaixo de toda aquela confusão. O esquizofrênico com 50 anos não é o mesmo de quando tinha 17.

Qual o pior momento na sua convivência com filhos esquizofrênicos?

Quando a pessoa entra em surto, ela pode se jogar pela janela. Meu filho, o Paulo, se jogou. Hoje ele anda mancando porque sofreu uma lesão na coluna. Ele conversava comigo, via televisão, brincava, lia meus poemas. Em surto, não tinha controle. Queria estrangular a empregada. Nessas horas, a única maneira é internar e medicar. Nesse estado, sem nenhum socorro, o esquizofrênico pode fazer qualquer coisa.

A família pobre faz o quê, se não tem mais onde internar?

Se mantiver a pessoa em casa, ela poderá tocar fogo em tudo, pegar uma faca e tentar assassinar o pai. Poderá fugir para a rua, desvairada. Essa política contra os hospitais psiquiátricos tem como resultado prático uma tragédia em que os ricos internam seus filhos em clínicas particulares e os pobres morrem na rua. Quando ouço alguém dizer que as famílias internam os filhos porque querem se ver livres deles, só posso pensar que essa pessoa gosta dos meus filhos mais do que eu. Nunca viu meu filho, mas ama meu filho mais do que eu. Absurdo. Você não sabe o que é uma família ter um filho esquizofrênico. Além do problema do tratamento, existe o desespero de não saber o que fazer. Os hospitais psiquiátricos continuam a existir porque os médicos sabem que não há outra saída. Não se interna um doente para que ele fique vinte anos lá dentro, mas sim três dias, três meses. Meus filhos nunca ficaram internados além do tempo necessário. Eles voltavam para casa normais. Era uma alegria. Nenhuma família quer ter seu filho preso.

Como foi a primeira vez que se defrontou com a doença?

O primeiro surto do Paulo foi no exílio, em Buenos Aires. Um dia, no apartamento, a gente estava brincando, a bola desceu pela escada, ele saiu para pegá-la e não voltou. Desci, ele tinha sumido. Em que direção eu ando? Voltei para casa e fiquei chorando, não sabia o que fazer. Paulo ficou meses sumido. Isso foi em 1974, logo que cheguei a Buenos Aires. Terminei encontrando-o preso. No desvario, ele tentou roubar um carro — não sabia nem dirigir — e foi preso. Fez greve de fome. Estava esquelético.

O policial disse que era preciso uma ordem para soltá-lo, porque era menor. Mas deixou que eu levasse meu filho, porque sabia que ele estava doente. Levei o Paulo para casa. Ele entrou e começou a arrebentar a janela. Morávamos no 5o andar. Ele foi internado. Até o dia em que, esperto como é, sumiu do hospital, para sempre. Foi encontrado em São Paulo. Saiu de Buenos Aires sem um tostão, com a roupa do corpo. Esses episódios não têm fim.

Exercício aeróbico ajuda a diminuir intensidade da enxaqueca


Retirado de: saudeplena.com.br

Dores intensas em alguma parte da cabeça por várias horas, sensibilidade à luz ou a sons, tonturas, irritação, alteração do apetite e, em crises mais graves, náuseas e vômitos. Esses são os sintomas mais comuns da enxaqueca, doença que atinge grande parte da população. Segundo estatísticas, o “tormento” acomete 80% das pessoas que sofrem com dores crônicas. 
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a enxaqueca e as diversas cefaleias existentes atormentam 93% da população mundial, afetando mais as mulheres, na proporção de duas a três para cada homem. E o mais grave é que, na maioria dos casos, a enxaqueca costuma ser tratada como uma simples dor de cabeça. Contudo, a enxaqueca é mais complexa e requer tratamento médico específico. De acordo com especialistas, um dos melhores remédios naturais contra a doença é a prática de atividade física, especialmente os exercícios aeróbicos.

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Psicologia Médica na Alemanha encontrou, em 2010, resultados que comprovam a tese de que a atividade aeróbica é eficaz no combate ao incômodo. Oito pacientes com episódios recorrentes de enxaqueca foram submetidos a três sessões de exercícios semanais com 50 minutos de duração cada, por 10 semanas. As sessões consistiam em um aquecimento de 10 minutos, 30 minutos de corrida leve e 10 minutos de diminuição gradativa da intensidade. Nas primeiras cinco semanas, os pacientes fizeram um programa de adaptação, alternando corrida e caminhada, até que estivessem aptos a trotar durante 30 minutos ininterruptos. Enquanto isso, outro grupo de oito pacientes com histórico similar de episódios de enxaqueca não se exercitou, sendo denominado como grupo controle.

Os pesquisadores observaram que, enquanto o grupo controle continuou sofrendo uma média de quatro enxaquecas por mês, o grupo que se exercitou diminuiu as ocorrências pela metade, ou seja, dois episódios a cada mês. Além disso, a intensidade e a duração dos episódios de enxaqueca também sofreram diminuição significativa.

Os resultados mostram que o exercício aeróbio atua de forma benéfica para atenuar a frequência, intensidade e duração das dores de cabeça. Tanto neurologistas, quanto outros profissionais que estudam os efeitos da atividade física na saúde aconselham que se evite a automedicação, já que a recorrência das dores faz com que os remédios viciem e podem causar a dor crônica, muito mais difícil de ser tratada. A atividade aeróbica neste é bem mais segura e tem resultados comprovados. Se tiver que viciar em algo, que seja na corrida.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Novas mesas de jogos animam o dia-a-dia dos usuários do Hospital Severino Lopes


Acreditando que o  lazer pode contribuir na melhoria da qualidade de vida e de saúde dos usuários, o Hospital Severino Lopes vem investindo neste segmento dentro da Instituição. No último dia 18, foram instalados em setores da instituições mesas de jogos, como totó, sinuca e pingue-pongue, que permitem aos usuários a prática do lazer e uma maior interação social. 

Essas atividades além de alegrar e motivar,  geram bem-estar pessoal, já que a diversão é garantida. Nessa primeira etapa os setores que foram beneficiados com os jogos são o SEMA 1, M4, M5 e o Pátio da Recreação.
Confira algumas fotos das mesas de jogos:

Novos equipamentos de lazer do Setor Masculino 5:





















Mesa de pingue-pongue do pátio de recreação:








Novos equipamentos de lazer do SEMA I:










Equipamentos de lazer Setor Masculino 4:







quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fracionar refeições é o segredo de uma boa dieta


Café da manhã e lanche da tarde são tão importantes quanto almoço e jantar
Publicado em 14/9/2012 às 08h09: atualizado em: 14/9/2012 às 10h02
Agência Estado

    O desjejum e o lanche da tarde são tão importantes quanto o almoço e o jantar. Como as refeições fracionadas na idade adulta são o segredo de uma dieta bem-sucedida e uma das maiores dificuldades em meio à correria diária, tal hábito deve começar a ser desenvolvido na infância.
    Comer várias vezes ao dia garante a sensação de saciedade e fornece nutrientes necessários a uma boa alimentação. Desde que os lanches sejam saudáveis e as opções não sejam guloseimas beliscadas pelos pequenos ao seu bel prazer.
    Para garantir um cardápio adequado, ele deve ser programado com antecipação e de preferência com a ajuda de um nutricionista. Existem várias opções inteligentes para incrementar o lanche das crianças.
    Os pães deve ser servidos com queijo, manteiga ou geleias. Os bolos e biscoitos, tão apreciados pelos pequenos, devem ser preparados com aveia, farinha de trigo integral e frutas secas. Sucos naturais sem coar e de preferência sem ou com o mínimo de açúcar.
    Coalhadas e iogurtes naturais batidos com frutas e adoçados com mel. Leite integral batido com cereais e frutas sem açúcar e salada de frutas, com ou sem sorvete, são opções de lanches saudáveis saborosos.
    Retirado de: noticias.r7.com/saude/

    sexta-feira, 14 de setembro de 2012

    Acadêmicos de Medicina recebem certificados

    Mais uma turma de Acadêmicos de Medicina receberam seus certificados de conclusão de estágio no Hospital Severino Lopes. A solenidade de entrega foi promovida pelo preceptor do estágio, Dr. João Luís Alves, no último dia 12 de setembro, na sala de reuniões da instituição.
    Durante a entrega, aconteceu a última Reunião Acadêmica com participação dessa turma. A  pauta   foi a avaliação do estágio.  Na ocasião estava presente também o médico Felipe Teodoro, que foi bastante elogiado, pela turma, pela qualidade de sua aula sobre "Dependência Química" .
    Em sua avaliação, os acadêmicos destacaram a importância do estágio para o crescimento profissional e o ambiente harmonioso da instituição. Dr. João Luís enfatizou as melhorias da instituição com as constantes reformas, citando o exemplo da nova praça de alimentação dos funcionários.
    Foram avaliadas de forma positiva as aulas, palestras e estudos de caso. Atividades que fazem parte da rotina de Reuniões Acadêmicas realizadas, quinzenalmente, no Hospital Severino Lopes.
    Uma das sugestões dos presentes foi a abertura para participação dos  técnicos de enfermagem de alguns desses encontros.
    Além disso, foi divulgado a listagem com as notas e os nomes dos aprovados para integrar a nova turma. Os certificados foram entregues por Dr. João Luís, juntamente com Dr. Felipe. Os acadêmicos agradeceram ao preceptor por sua disponibilidade e empenho.
    A final da reunião houve uma confraternização sendo servido um lanche para os presentes.
     
    Acompanhe, a seguir, mais fotos do evento. Para visualizar em tamanho maior basta clicar nas imagens:

     
     

     



     

    quinta-feira, 13 de setembro de 2012

    Reformas avançam e novas aquisições continuam no Hospital Severino Lopes

    Com muita alegria e entusiasmo, por estarmos concretizando metas importantes para melhoria da estrutura física do Hospital Severino Lopes, inciamos ontem(12/09) mais uma nova obra na instituição: a construção da passarela que ligará o SEMA I a área de lazer. Os funcionários já estão, a todo vapor, trabalhando na primeira etapa de edificação do alicerce. Trata-se de um trabalho realizado com muito empenho e esforço, devido as nossas dificuldades financeiras, mas que aos poucos vai transformando em realidade as nossas metas idealizadas.
    Acompanhe, a seguir, as fotos da construção e continuem com os pensamentos positivos para que em breve possamos divulgar mais novidades:



    Mais uma etapa concluída:

    Encontra-se em fase de conclusão a entrada do Hospital localizada na Rua Múcio Galvão. Acompanhe, a seguir, como está ficando a nova fachada:




    Novos espaços

    Estão sendo criados espaços verdes no Hospital que embelezam e humanizam, ainda mais, os ambientes:





    Novas Aquisições

    Visando a comodidade dos nossos funcionários e usuários, o Hospital Severino Lopes continua com o investimento em novos equipamentos. Veja nas fotos abaixo as imagens da aquisição das garrafas de suco e água e do carrinho arrumadeira:



























    Postagens populares