quinta-feira, 31 de maio de 2012

Começou hoje a Campanha Hospital Livre do Cigarro.

Iniciou hoje o Projeto "Hospital Livre do Cigarro", com uma caminhada pela manhã e a tarde uma palestra sobre o tabagismo.
Na parte da tarde, houve a interação dos familiares, funcionários e pacientes sobre a campanha com a meta de conseguir, até o dia 29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo, banir o uso do cigarro dentro da instituição. Com isso, houve primeiramente uma apresentação da equipe interdisciplinar e dos diretores do Hospital Severino Lopes sobre a campanha e logo após uma conversa com o médico Dr. Jair sobre as dificuldades enfrentadas por aqueles que decidem parar de fumar, ele nos explicou que haverão obstáculos e que é de extrema importância o apoio dos familiares nessa decisão. Além de destacar que tudo é um processo, não é necessário parar de fumar de vez, ir diminuindo a quantidade de cigarros fumados por dia já é um começo.
Ainda foram feitas algumas entregas de brindes àqueles que trocassem sua carteira de cigarro por uma camiseta ou bolsa da campanha.
Houve ainda uma palestra ministrada pela coordenadora do DANT (Doenças de Agravos não Transmissíveis) da Sesap/RN, Severina Pereira, sobre os malefícios do cigarro e os benefícios que encontram aquelas pessoas que param de fumar.
A campanha continua até o dia 29 de Agosto, onde esperamos obter a meta de banir definitivamente o cigarro dentro do Hospital Severino Lopes.









quarta-feira, 30 de maio de 2012

Hospital Severino Lopes promove caminhada e inicia campanha no Dia Mundial sem Tabaco(31)


O Hospital Severino Lopes inicia oficialmente nesta quinta-feira(31), Dia Mundial sem Tabaco (31), projeto “Hospital Livre do Cigarro”. A partir das 8h30 pacientes do hospital farão uma caminhada até a Praça Augusto Leite marcando a abertura do projeto. Durante a caminhada serão distribuídos panfletos para a população alertando sobre os malefícios do cigarro.
Na parte da tarde a programação continua, às 14h, com a realização de palestra sobre o Tabagismo, no auditório do Hospital, ministrada pela coordenadora do DANT (Doenças de Agravos não Transmissíveis) da Sesap/RN, Severina Pereira.
O Projeto faz parte do Programa Saúde e Qualidade de Vida da instituição e tem como objetivo eliminar, totalmente, o consumo do cigarro no ambiente hospitalar.
Além de buscar uma melhor qualidade de vida e a mudança de atitude nos usuários da instituição, essa ação vem atender a determinação da Lei Federal Nº 9.294/96 que busca a preservação do ar nos ambientes internos e a proteção aos não fumantes, proibindo o fumo em recinto privado ou público. Destacam-se nas disposições da lei, a proibição do consumo do cigarro nas repartições públicas, nos hospitais e postos de saúde, nas salas de aula, nas bibliotecas, nos recintos de trabalho e nas salas de teatro e cinema.
A partir do dia 31 de maio até o dia 29 de agosto,  “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, haverá preparação dos usuários e funcionários do hospital através de cartazes, palestras e orientações às famílias para que a partir do dia 29 seja proibido, definitivamente, a utilização do cigarro dentro do ambiente do Hospital Severino Lopes.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Malefícios do Cigarro


Hoje, as dúvidas sobre os malefícios do tabagismo são poucas. No entanto, o número de pessoas que morrem vítimas do cigarro continua a crescer em todo o mundo.

De acordo com dados da Fundação Mundial do Pulmão, até 2030 o número de mortes dobrará para 10 milhões por ano.
“O principal fator que faz o tabaco viciar é a nicotina, a única substância no cigarro que causa vício, e a dependência comportamental”, afirma o pneumologista Sérgio Ricardo Santos, coordenador da campanha PrevFumo (programa com objetivo de fazer as pessoas pararem de fumar).
Além dos problemas de saúde, o fumo traz problemas estéticos (envelhecimento precoce da pele, aumento da celulite, mudança da voz) e gastos financeiros.
“O consumo do tabaco causa três grupos de doenças: câncer (gengiva, traquéia, língua, pulmão, útero, próstata e pele), respiratórias (pulmão, bronquite crônica e enfisemas) e cardiovasculares (derrame cerebral, infarto agudo e tromboses venosas)”, afirma o especialista.
Existem vários medicamentos, vendidos sob prescrição médica, que ajudam o paciente a diminuir os sintomas desagradáveis durante o período de largar o vício, mas segundo os especialistas o principal tratamento contra o tabagismo é o desejo de parar.
Fonte - MBPress
A seguir temos uma pequena amostra do que preocupa os pesquisadores com relação ao fumo e à saúde:
  • Câncer de Pulmão: 
    87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.
  • Doenças Cardíacas:
    os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas
  • Câncer de Mama: 
    as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.
  • Deficiências Auditivas:
    os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.
  • Complicações da Diabetes:
    os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.
  • Câncer de Cólon:
    dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.
  • Asma:
    a fumaça pode piorar a asma em crianças
  • Predisposição ao Fumo:
    as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.
  • Leucemia:
    suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.
  • Contusões em Atividades Físicas:
    segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrer contusões em atividades físicas.
  • Memória:
    doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.
  • Depressão:
    psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.
  • Suicídio: 
    um estudo feito entre enfermeiras mostrou que a probabilidade de cometer suicídio era duas vezes maior entre as enfermeiras que fumavam.
  • Outros perigos a acrescentar à lista:
    câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.

Hospital auxilia paciente a reencontrar família

Quem imagina que o hospital psiquiátrico é um local de angústia e esquecimento ao conhecer o trabalho desenvolvido pelo Hospital Severino Lopes se surpreende vendo que esse espaço é um local da alegria do reencontro e do resgate da cidadania. Ângela Alves da Silva que, até pouco dias atrás, figurava na lista dos desaparecidos é um exemplo claro dessa intervenção positiva do hospital. 

Através de um intenso trabalho do Serviço Social da instituição, que acionou a Promotoria da Família e a Promotoria de Registro Público, Ângela volta novamente ao convívio familiar. O encontro com sua tia Andreia Maria, que reside no Rio de Janeiro, esta marcado para esta quarta-feira(30) à tarde. Na madrugada da quinta(31) Ângela Silva já estará viajando de volta ao Rio. 

Antes desse final feliz há uma longa história de luta da instituição para localizar seus familiares.  Ângela chegou no hospital no dia 26 de maio de 2010 encaminhada pelo Pronto Socorro do Hospital Dr. João Machado. Ela havia sido levada pela polícia que a encontrou desorientada perambulando, pelas ruas do município de Ceará Mirim, solitária e sem documentação. Não sabia se localizar no tempo e no espaço, sequer sabia em que ano estava. 

A equipe aguardou a melhora do seu quadro, para dar início a coleta de dados com o objetivo de identificar a sua história de vida. Quando já encontrava-se melhor informou que havia morado em vários municípios e que era natural do Rio de Janeiro.

Inicialmente a equipe procurou encontrar referência familiar em Ceará-Mirim acionando o Creas do município. Essa busca se revelou infrutífera constatando que não havia nenhum vínculo familiar nessa cidade. A partir daí foram feitos diversos contatos com a coordenação de saúde mental do Rio de Janeiro, com a Polícia Federal, com o Tribunal Regional Eleitoral do RN, com a Receita Federal, dentre outros. Esses contatos também revelaram-se sem resultados positivos. 

Concomitante a essa busca, como a paciente já se encontrava de alta hospitalar, o serviço social  implementou algumas estratégias para que ela tivesse estrutura de apoio em sua saída. Foram feitos contatos com a coordenação de saúde mental do RN para conseguir uma vaga no serviço de residência terapêutica. Além disso havia a tentativa de conseguir a 2ª via da sua documentação.

Seguindo orientações da Dra. Maria Danielle Simões, promotora de justiça da família da comarca de Natal, que já desenvolve outras ações com o serviço social do hospital,  foi encaminhado ofício, no dia 28 de março, para a Promotoria da Família e a Promotoria de Registro Público através da Dra. Sayonara Café de Melo. Esse ofício chegou as mãos do promotor da comarca de Ceará-Mirim, Dr. Ivanaldo Soares da Silva Júnior.  Dr. Ivanaldo ao receber a comunicação fez contato imediato com as promotorias da cidade do Rio de Janeiro que obtiveram êxito na localização da família.

Com esse resultado positivo inciou-se um contato com a seus familiares e todo um trabalho de preparação de Ângela junto com a equipe interdisciplinar do hospital: psicologia, enfermagem, médico assistente e o próprio serviço social, visando o tão sonhado reencontro familiar.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Hospital Severino Lopes inicia ações do Projeto Hospital Livre do Cigarro

Na foto acima psicologa Sandra Uchoa apresenta questionário.
O Hospital Severino Lopes iniciou nesta segunda(21/05) as ações do Projeto "Hospital Livre do Cigarro" que faz parte do Programa Saúde e Qualidade de Vida da instituição. O projeto visa eliminar totalmente o consumo do cigarro no ambiente hospitalar. 

Além de buscar uma melhor qualidade de vida e a mudança de atitude nos usuários da instituição, essa ação vem atender a determinação da Lei Federal Nº 9.294/96 que busca a preservação do ar nos ambientes internos e a proteção aos não fumantes, proibindo o fumo em recinto privado ou público. Destacam-se nas disposições do artigo, a proibição do consumo do cigarro nas repartições públicas, nos hospitais e postos de saúde, nas salas de aula, nas bibliotecas, nos recintos de trabalho e nas salas de teatro e cinema.

Como primeira estratégia de trabalho foi elaborado e está sendo distribuído formulário de perguntas e respostas que visa identificar e traçar o perfil dos dependentes da nicotina funcionários/usuários. Os questionários serão aplicados durante essa semana e serão agrupados para posterior análise da equipe. 

Marcando o início oficial do projeto será realizado no próximo dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, uma caminhada, na parte da manhã, com o prof.  de Educação Física, Ilton, até a Praça Augusto Leite. Também na parte da tarde do dia 31 está prevista a realização de palestras no auditório da instituição.

A partir do dia 31 de maio até o dia 29 de agosto,  “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, haverá preparação dos usuários e funcionários do hospital através de cartazes, palestras e orientações às famílias para que a partir do dia 29 seja proibido definitivamente a utilização do cigarro dentro do ambiente do Hospital Severino Lopes.



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Hospital Severino Lopes realiza campanha de vacinação contra influenza para usuários e funcionários


Iniciou ontem(16) e vai até esta quinta(17) a campanha de vacinação contra a influenza no Hospital Severino Lopes.  A campanha objetiva imunizar todos os usuários do hospital, maiores de 60 anos, e os funcionários da instituição. A vacinação está sendo realizada na sala de reuniões da entidade, no horário de 7hs às 12h30.

A ação é uma parceria com a Secretaria de Saúde do RN(Sesap), sendo coordenada pela Equipe de Enfermagem do Hospital Severino Lopes, que pretende minimizar as intecorrências clínicas que podem acontecer com a gripe,  especialmente, na população de risco constituída por maiores de 60 anos e profissionais de saúde. Para a coordenação de enfermagem trata-se de uma importante iniciativa a disponiblização das vacinas uma vez que  existe uma necessidade de vacinar contra a gripe, principalmente nos grupos de risco, caso dos profissionais de saúde que lidam diariamente com a população e, por isso, são mais vulneráveis ao vírus.

Acompanhe, a seguir, algumas fotos da vacinação:





Critério na compra do tênis evita lesões e melhora desempenho




Achar o tênis ideal para garantir o melhor desempenho na atividade física e ainda corrigir problemas na pisada não é tarefa fácil. O mais grave é que a aparência do tênis é um quesito muitas vezes priorizado na hora dessa escolha, o que pode trazer sérios riscos ao praticante. Detalhes como o sistema de amortecimento, o formato da sola e a da ponta do sapato e, principalmente, o seu tipo de pisada devem ser considerados para que o resultado seja o melhor possível e as lesões nas articulações e bolhas nos pés fiquem bem longe. Cuidar bem do tênis também é fundamental para evitar que o investimento seja perdido antes da hora. 

Antes de tudo, é importante conhecer o tipo de pisada de quem vai conviver com o calçado para que os reforços sejam adequados às necessidades de cada par de pés:

Pronador: é aquele que pisa para dentro, causando desgaste maior na borda interna do tênis. Os pronadores precisam de um tênis que ofereça um apoio a mais no arco do pé.

Supinador: quem tem esse tipo de pisada apoia o pé para fora durante a passada e o desgaste é maior na parte externa do tênis. Aqueles que pisam assim devem buscar um modelo com reforço extra na parte de fora do tênis.

Neutro: o corredor que apoia o pé no solo de modo uniforme. A prescrição do tênis para este tipo de corredor deve levar em conta a distribuição uniforme dos reforços do solado do calçado.
Além disso, entre os detalhes que devem ser analisados para a compra de um tênis, um bom sistema de absorção do impacto do pé com o chão deve ser o fator principal de um calçado para a atividade desejada, especialmente na corrida e na caminhada. Seja qual for a tecnologia empregada (ar ou gel, na maioria dos casos), precisa amortecer o choque desde o calcanhar até a ponta do pé. Portanto, o dispositivo anti-impacto tem de estar na sola inteira.

Um tênis adequado para corrida deve pesar entre 300 e 350 gramas cada pé, mas há modelos tecnológicos que chegam a menos de 250 gramas. Esse detalhe é importante para o atleta se deslocar com eficiência e ganhar velocidade.

A ponta deve ser levemente voltada para cima, para evitar tropeços e facilitar a dobra do pé no momento do arranque. 

O modelo ideal de sola para garantir tração e estabilidade pode variar dependendo do terreno em que você vai correr. Para asfalto e pistas de terra batida, deve ter rachaduras que incrementem a aderência ao solo. O modelo para trilhas acidentadas tem que possuir solado mais rígido e com travas.

Aumente a vida útil do tênis:

  • Após a atividade física, é importante colocar o tênis para arejar em um local com boa ventilação e à sombra. Evite deixá-lo ao sol: o calor resseca os materiais (especialmente espuma e borracha), acelerando o processo de desgaste.
  • Caso precise eliminar odores desagradáveis, aplique um odorizador, que previne e neutraliza bactérias e fungos.
  • Só lave o tênis quando for realmente necessário. Ao levá-lo para o tanque, retire o cadarço e a palmilha e use sabão neutro, escova de cerdas macias e o mínimo possível de água. Jamais deixe de molho ou utilize alvejante, que pode ressecar e reduzir bastante a vida útil do calçado.
  • Para secar, passe uma toalha velha por dentro e por fora, para retirar o excesso de água, e coloque-o à sombra na horizontal, com a sola virada para baixo (nunca pendure no varal).
  • Se puder ter dois pares para fazer rodízio, melhor. Deixe um descansando por pelo menos 24 horas (tempo que a borracha da sola leva para voltar ao tamanho original).
Retirado de: www.saudeplena.com.br/

domingo, 13 de maio de 2012

Hospital Severino Lopes homenageia mães familiares e funcionárias

Pensando na importância da mãe para todos nós, a equipe do Hospital Severino Lopes realizou uma bela homenagens para algumas mamães funcionárias e familiares dos usuários, representando todas que diariamente acompanham seus filhos com amor e dedicação. Para esta homenagem foram fotografados os filhos com suas mães durante as visitas e enviadas fotos das funcionárias e seus filhos para composição de belos cartazes espalhados durante a festa do dia das mães ocorrida, na última terça(08). Nos cartazes além das fotos foram colocadas belas mensagens. Confira a seguir o resultado deste trabalho:










segunda-feira, 7 de maio de 2012

Hospital Severino Lopes promove festa para mães com show de Cristiane Velassy nesta terça(8)

Quem acompanha de perto o dia a dia das mães dos portadores de transtornos mentais pode comprovar como elas são verdadeiras guerreiras na luta e dedicação pela assitência digna a seus filhos. É para homenagear todo esse amor e carinho dessas "mães especiais" que o Hospital Severino Lopes promove nesta terça(8), a partir das 14 horas, na sua área de recreação, show  com a cantora Cristiane Velassy. A cantora Potiguar atendeu a solicitação da equipe de forma voluntária propondo a se apresentar gratuitamente.
Além do show, está prevista, na programação, a leitura de poemas e textos elaborados pelos usuários do hospital no setor de Terapia Ocupacional.  Nesse setor também foram confeccionados para festa enfeites de mesa e porta recados para serem dados de lembrança as mães presentes.
Outra atração especial é a apresentação do cantor Fredson ex usuário da instituição que fez questão de dar sua contribuição para o evento.
Toda a equipe encontra-se empenhada em fazer uma tarde diferente, animada e alegre incentivando a interação e o fortalecimento dos laços familiares. Atualmente o Hospital Severino Lopes tem intensificado o trabalho junto as famílias e, especialmente, junto às mães uma vez que essas matém uma relação mais próxima aos usuários.
Demostrando a motivação da equipe, o setor de  nutrição voluntariamente está preparando um bolo para os convidados a ser sevido, juntamente, com o lanche na confraternização.
Dando continuidade a programação do dias das mães, na quinta(10) às 14 horas, o setor de Psicologia promove a Oficina "A mãe na atualidade".

Acompanhe abaixo cartaz convidando para nossa festa e algumas fotos de nossa convidadas, bem como da nossa decoração:












quinta-feira, 3 de maio de 2012

Frutas compõem o café-da-manhã dos pacientes do Hospital Severino Lopes



O Hospital Severino Lopes vem sempre buscando uma maior qualidade de vida para seus pacientes, com isso os últimos cafés-da-manhã vem contando com frutas como melancia, banana, mamão e melão. Ricas em vitaminas, minerais e outras substâncias, as frutas ajudam ao bom funcionamento do corpo,além disso seu consumo está ligado a prevenções de diversas doenças.

Sandra- nutricionista do Hospital Severino Lopes
A nutricionista Sandra Lusiane nos explicou que a partir de agora, de domingo a domingo, todas as manhãs no Hospital terão frutas, " Com a adição das frutas o desejum dos pacientes fica mais adequado", disse Sandra que também nos informou que os próprios pacientes elogiaram a novidade, e o consumo é feito por quase todos eles.

 Essa é mais uma conquista do Hospital Severino Lopes que busca sempre o melhor para saúde e bem-estar de seus usuários.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Acompanhe o andamento das reformas no Hospital Severino Lopes e novas aquisições

Dando continuidade as ações com o objetivo de melhorar a sua  infraestrutura, o Hospital Severino Lopes vem investindo na reforma e construção de novos espaços, bem como na aquisição de novos equipamentos, utensílios e móveis. Este trabalho vem sendo realizado enfrentando as dificuldades financeiras da falta de recursos, uma vez que a principal receita da instituição advém do SUS, cujos valores se encontram defasados. No entanto, essas dificuldades não tem impedido avançar no projeto de sermos referência na assistência aos portadores de transtornos mentais no Estado. Acompanhe abaixo, algumas das mais recentes conquistas:

Em uma ideia original da nossa direção foram colocados cerâmicas no corredor de acesso ao refeitório, lembrando o calçadão da praia de Copacabana no Rio de Janeiro, tornando o ambiente mais agradável e alegre:




















Também outra novidade da instituição, pensando numa maior comodidade dos funcionários, é a construção de novos espaços para as refeições e descanso. Neste sentido já está em pleno funcionamento o refeitório dos funcionários em uma sala climatizada. Por enquanto, o novo refeitório está, temporariamente, no espaço que futuramente será a sala de repouso dos funcionários. A seguir as imagens deste novo refeitório:







Estamos em fase de conclusão do novo Setor de Enfermarias Masculinas I - Sema I, faltando apenas os acabamentos da parte elétrica. Veja as últimas aquisições do novo setor:





Aquisições de armários para este novo setor:




No setor de Nutrição e Dietética foi concluída a pintura da parte externa da cozinha e da sala da nutricionista:





Também a instituição fez a aquisição de cama hospitalar para a enfermaria de intercorrências clínicas:





Aquisições de cadeiras para os seguintes setores:

Sala da Comissão de Controle de Infecção  CCIH:

Sala da Nutricionista:

Setor de Farmácia:



O Setor de Enfermarias Masculinas I - SEMA I também contou com a aquisição das novas e confortáveis cadeiras e longarinas para a sala de lazer:





















Postagens populares