quinta-feira, 22 de março de 2012

Palestra sobre saúde e nutrição encerra a terceira semana do Março Mês da Mulher

A terceira semana do evento Março Mês da Mulher, do Hospital Severino Lopes, foi encerrada com uma palestra sobre alimentação e saúde. As estagiárias do setor de Nutrição e Dietética foram as ministrantes, e explicaram como a alimentação está intimamente relacionada com a saúde do corpo humano. Camila, Emanuella, Natália e Hayonara relacionaram as principais doenças que as mulheres estão mais sujeitas a adquirir, como hipertensão, artrite, artrose, diabetes, câncer de mama e nos órgãos reprodutores,obesidade, etc. Foram discutidas as maneiras mais simples de serem amenizados e prevenidos os sintomas para tais doenças, a maioria delas através de uma alimentação saudável e prática de exercício.
Além disso, foram dadas dicas de alimentação e de vida saudável durante toda a palestra, que encerrou-se com um vídeo muito didático para aprender a ter uma rotina de vida mais sudável.
O evento Março Mês da Mulher, está ocorrendo dentro do Programa de Atenção às Famílias do setor de psicologia do Hospital, todas as terças e quintas a partir das 14:00.


Menopausa é tema de mais uma atividade dentro do Mês da Mulher

Um assunto que suscita muitas dúvidas e mitos foi abordado em mais uma atividade realizada no Hospital Severino Lopes: "Transição da Menopausa: a crise da meia-idade feminina e seus desafios físicos e emocionais". O tema foi apresentado pela psicóloga Sandra Uchoa, no último dia 20 de março, dentro da programação do Mês da Mulher.
O evento, promovido na sala de terapia ocupacional, teve como público alvo os familiares que participam das reuniões do Programa de Atenção as Famílias.
Durante sua fala a psicóloga ressaltou a importância de ver a menopausa como um fenômeno fisiológico, natural, apenas significando, tal como a puberdade, uma mudança de ciclo na vida do indivíduo. “É necessário que fique claro que menopausa não se trata de uma doença sendo ela  apenas um estágio de vida da mulher”, disse Sandra.
“Neste sentido temos que trabalhar com os aspectos psicológicos e emocionais, pois o que notamos é que os principais problemas enfrentados  na menopausa são de ordem  psicológica. Estarmos com a mente boa ajuda muito a passarmos este período com tranquilidade e saúde”, complementou Sandra.
A atividade foi bastante participativa sendo um momento de diálogo com as famílias onde todos os presentes tiveram oportunidade de perguntar e esclarecer dúvidas.

A seguir, algumas fotos do evento:




quarta-feira, 21 de março de 2012

Começam as preparações para páscoa no Hospital Severino Lopes.

Já começaram os preparativos para a festa da páscoa do Hospital Severino Lopes, os pacientes estão confeccionando lembrancinhas a partir de material reciclado.
O setor de Terapia Ocupacional é o responsável pela coordenação da ornamentação da festa, e pela orientação na confecção das lembrancinhas.




Tarde de "Beleza e Leveza" no Hospital Severino Lopes.

O projeto do SESI "Beleza e Leveza", promoveu na tarde de hoje cortes de cabelo nos pacientes do Hospital Severino Lopes, a cabeleireira Maria da equipe da cabeleireira Zeza, coordenadora do projeto, começou os cortes as 13:00 na instituição. Um pouco depois, a equipe completa já estava no hospital realizando os cortes.
Ações como essa promovem uma renovação no bem-estar e auto-estima dos pacientes, sendo visível a mudança no rosto de cada um ao ver seu novo corte no espelho. Sobraram elogios às profissionais, que tem o poder de transformar os pacientes com um gesto tão simples. Zeza afirmou "Fico ansiosa para vir ao Hospital, poder ver como eles mudam quando se olham no espelho, é muito gratificante".
A equipe de Zeza virá mensalmente ao Hospital, promovendo tardes de muita beleza.
Confira as fotos de hoje: 







Autêntico Forró contribui para Alto Astral no Hospital Severino Lopes



Uma tarde para dançar, esquecer as tristezas, colocar um belo sorriso na face e se deliciar ao som do autêntico forró. Assim foi a tarde do último dia 14 de março no Hospital Psiquiátrico Severino Lopes. Os  usuários tiveram a oportunidade de dançar e assistir a apresentação do grupo Casaco de Couro de Marcos Lopes. O grupo promoveu a retomada da alegria do Forró que voltou a fazer parte das atividades promovidas às quartas-feiras, quinzenalmente, na instituição.

O som do acordeon, zabumba, pandeiro e triângulo ecoaram para além da área de recreação onde estava ocorrendo a apresentação chegando até as enfermarias contagiando a todos num total alto astral.

Quem este presente no evento pode  comprovar que ao contrário do que tradiconalmente pensamos o Hospital pode ser um local agradável e alegre. A música pode transformar as pessoas e, consequentemente, o clima do ambiente promovendo uma sensação de bem estar e paz interior. 

Aproveitando, ainda, a data 14 de março, dia nacional da poesia, foi apresentada aos presentes a  marcante poesia de aboio. Com voz forte e cadenciada foi retrada a história do cotidiano sertanejo, uma história de amor ao campo, a natureza, de muita força e superação. O aboio é uma poesia de improviso que retrata os sentimentos do homem simples, resgatando seu cotidiano e sua luta contra a aridez do sertão. 

Acompanhe a seguir algumas fotos da tarde de Forró e aboio no Hospital :






















sexta-feira, 16 de março de 2012

Reunião Acadêmica: Acadêmicos de Medicina encerram estágio e nova turma inicia atividades

























“Uma experiência enriquecedora, oportunidade para desmistificar e aprofundar os conhecimentos na área de psiquiatria, se preparar melhor para o futuro profissional”, essas foram algumas das definições dadas pelos Acadêmicos de Medicina a respeito  da sua vivência profissional no Hospital Severino Lopes. Os depoimentos foram feitos durante Reunião Acadêmica realizada no último dia 08 de março. 

A Reunião marcou o encerramento da turma de estagiários de medicina contratados pela instituição em setembro de 2011 e deu as boas vindas a nova turma que deverá inciar as atividades ainda neste mês. O encontro foi dirigido pelo diretor técnico do Hospital, Dr. Edson Gutemberg de Souza, e  por Dr. José Luiz Alves prof. coordenador do estágio.

"As Reuniões Acadêmicas do Hospital Severino Lopes foram criadas há mais de 40 anos por Dr. Severino Lopes. Nomes renomados da psiquiatria e neurologia de Natal já fizeram partes desses momentos adquirindo muitas experiências nas discussões acadêmicas e estudos de casos propiciados aqui. Os encontros sempre contaram com bom número de participantes sendo bastante procurada por aqueles que se interessavam pela área da psiquiatria", disse Dr. José Luiz relatando um pouco da história.


 Complementando a explanação  Dr. Edson lembrou: "Iniciamos nossa vida profissional qui dentro deste hospital participando assiduamente destas reuniões. Quando fomos fazer pós graduação na Alemanha éramos os mais experientes, com uma gama de casos clínicos analisados cientificamente possibilitados pelos estudos dentro do Hospital Severino Lopes".


Após a exposição dos coordenadores, todos os acadêmicos de medicina que estão deixando a instituição fizeram um depoimento enaltecendo o trabalho e a estrutura atual do Hospital Severino Lopes. Frisaram a importância do aprendizado do exame clínico e psiquiátrico possibilitados.


O preparo dos profissionais de enfermagem para trabalhar com a psiquiatria também foi destaque nas falas dos acadêmicos. " A enfermagem daqui faz um trabalho incrível de atenção e cuidado a esses pacientes. Eles tem uma forma de lidar com o portador de transtorno mental que nos ensina muito e nos faz olhar para este paciente com outros olhos. Este estágio permite que a gente deixe de ter uma visão muitas vezes preconceituosa. Seria bom se mais alunos pudessem participar. Assim as pessoas passam a ter uma outra visão".


"Atualmente acredito que o Hospital Severino Lopes é a única instituição que atua como campo de estágio neste segmento em Natal.", lembrou os acadêmicos falando sobre a importância desta oportunidade dada.

Postagens populares