segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Terapia Ocupacional no Hospital Severino Lopes

Essa segunda-feira (30) foi mais um dia de Terapia Ocupacional para os usuários do Hospital Severino Lopes. O setor funciona todos os dias, das 8h às 11h, e das 14h às 17h e recebe uma média de 20 pacientes por dia. A manhã preenchida pelos trabalhos dos pacientes da ala masculina e, à tarde, pelas usuárias da ala feminina.

No setor, os pacientes desenvolvem habilidades motoras e criativas. Atualmente, estão produzindo enfeites para serem usados no Carnaval da instituição, como colares e máscaras. Além disso, eles também produzem outros objetos artesanais de materiais recicláveis, como porta-retratos, caixas, porta-trecos, porta-lápis, tapetes, cestos e presilhas de cabelos. Os mais ousados chegam a construir maquetes de casas.

Produções dos pacientes na TO

Mas nem só os usuários internos se divertem no ambiente da Terapia Ocupacional. Seu Francisco Firmino, 60, que já esteve hospitalizado na instituição, mesmo após receber alta continua frequentando as atividades. Além da Terapia Ocupacional, onde ele produz vários objetos de uso doméstico com material reciclável, ele também participa das aulas do projeto RN Caminhando - que está em recesso, retornando a partir de março de 2012.

Seu Firmino produzindo caixa porta-trecos no setor de Terapia Ocupacional


Além dos objetos com materiais recicláveis, alguns pacientes preferem apenas desenhar e pintar. É o caso do simpático Expedito Pereira, 29. Expedito nasceu em Currais Novos e é artista. "É tudo o que sei fazer". Já trabalhou como coreógrafo, professor de dança, estilista, dramaturgo, ator, entre outras funções. Todas no ramo cultural.  Essa manhã, incentivado pela proximidade do Carnaval, Expedito rabiscava uma fantasia.





Outros pacientes presentes no sessão, distraiam-se colorindo e pintando máscaras:



Todos os pacientes são coordenados de perto pela Terapeuta Ocupacional Camila Moura e pela sua auxiliar Noraide Araújo, que acabam entrando na brincadeira e produzindo juntamente com os pacientes. Elas adiantam que o setor já está programando um bazar com as produções dos pacientes, a fim de angariar recursos e materiais para a Terapia Ocupacional.

Camila Moura

Noraide Araújo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hospital Severino Lopes continua processo de melhorias estruturais

Quem tem acompanhado o dia a dia do Hospital Severino Lopes já pode observar a realização constante de obras na instituição que visam a melhoria da sua infraestrutura. Conforme foi apresentado em informativos anteriores, a cozinha hospitalar foi completamente reformada e redesenhada, bem como dois apertamentos masculinos. Agora, toda a área do M1 está sendo reformada de maneira a dar conforto e comodidade aos usuários da instituição. Esses benefícios estão sendo possíveis graças a captação de recursos da construtora Heitor Carrilho que vem desenvolvendo obras no interior do Estado.
Os membros da instituição se encontram felizes com o andamento das obras e solicitamos a todos que mantenham os pensamentos positivos para que possamos concretizar as metas idealizadas ampliando as melhorias para todos os setores da instituição.

Veja, nas fotos abaixo, como está o andamento das obras:

Início da construção há cerca de um mês atrás:




O  andamento da obra no dia 25-+01-2012:





















segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Educador Físico realiza trabalho voluntário no Hospital Severino Lopes

As manhãs de sábado tem tido um colorido diferente no Hospital Severino Lopes.  Graças ao trabalho voluntário do Educador Físico, José Carlos, os usuários do Hospital estão tendo a oportunidade de se exercitar, brincar e se divertir em atividades promovidas sob a sua orientação.

Esta ação especial já vem sendo realizada desde os últimos meses do ano passado. De lá pra cá além das caminhadas e exercícios físicos promovidos dentro da instituição, já foi organizado, no dia 05 de novembro de 2011, um passeio a Clínica Heitor Carrilho.  Na clínica, os pacientes participaram de atividades na piscina e de jogos de damas, acompanhados pela equipe de enfermagem da instituição.

O nosso muito obrigado ao prof. José Carlos por doar parte do seu tempo a esse importante trabalho voluntário. 


Voluntariado:

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos."

Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

Confira mais algumas fotos do evento:




Postagens populares