quinta-feira, 28 de abril de 2011

Hospital e Fundação Bradesco promovem manhã de celebração pela Páscoa

No  último dia 20  o clima de Páscoa já estava presente no Hospital Severino Lopes. Cerca de 150 pacientes da instituição  tiveram a oportunidade de aliviar as tensões e refletir sobre o verdadeiro sentido da celebração durante confraternização realizada na área de recreação da instituição.  
O evento foi organizado pelo Hospital contando com o apoio dos integrantes da Fundação Bradesco que encenaram peça teatral com o tema da Páscoa, distribuíram lembranças e apresentaram músicas religiosas ao som de voz e violão. Quem esteve presente pode comprovar a empolgação e alegria dos pacientes que juntos entoavam as melodias apresentadas, formando um verdadeiro coral.
Além de participar das atividades desenvolvidas pela Fundação, os pacientes foram motivados a expressar os seus sentimentos através de leituras de mensagens, como também contribuíram para ornamentação do espaço, juntamente,  com os profissionais da Terapia Ocupacional.
Para a assistente social, Thélia Paiva, coordenadora do setor de lazer e qualidade de vida “é muito importante para o portador de transtorno mental comemorar o dia de Páscoa, como outras datas. É uma ação de inclusão que estimula a interação social e a auto-estima do paciente. Contribui para a sua recuperação uma vez que faz com que se sintam mais felizes”, lembrou. A assistente social aproveitou a oportunidade, ainda, para fazer um convite: “para desenvolver essas atividades necessitamos de apoio, parcerias e voluntariado, então, fazemos o pedido para que outras entidades interessadas em colaborar, como o exemplo da Fundação Bradesco,  entrem em contato com o setor de lazer e qualidade de vida através do telefone 4005-3279 para que, desta forma, possamos ampliar a nossa programação e investir, ainda mais na humanização do tratamento”.

Hospital Severino Lopes inicia Campanha de incentivo à utilização da Biblioteca da instituição.

 Foi iniciada ontem, dia 27 de Abril, a campanha de incentivo à Leitura e utilização da biblioteca do Hospital Severino Lopes. Um dia antes do dia Internacional da Educação - comemorado hoje, dia 28 de Abril - a programação foi repleta de atividades que mostravam a importância de se construir e manter o hábito de ler, como apresentação da literatura de cordel e apresentação de fantoches dando ênfase ao tema " A importância da Leitura".

  

Ler é uma pratica pouco adquirida pelas pessoas, fato esse que não deveria existir, já  que a leitura é um passo para o aprendizado e aperfeiçoamento das ideias, contribui também para o raciocínio lógico e rápido e na maioria das vezes auxilia no desempenho estudantil, tais como em provas e vestibulares.
 




 A leitura é um ato que deve se fazer parte da vida de todos nós, assim enriquecendo o nosso vocabulário e o mais importante, nos ensina a se comunicar com mais eficiência, além disso, contribui para aquisição de conhecimentos, desenvolve a capacidade de argumentar, estimula a criatividade, incentiva a reflexão, forma opiniões, facilita na correção gramatical, ou seja, faz com que escrevamos bem, estimula os pensamentos abstratos e a imaginação, a leitura nos leva a um mundo diferente, onde ficamos “cara a cara” com o autor, o que permite esclarecer e mudar nossos pontos de vista., sem falar no desenvolvimento do nosso potencial para as tarefas do dia.

É importante que o momento da leitura seja num lugar calmo e tranquilo, longe de movimentação, barulhos e desencontros, quando ela é realizada com prazer e tranquilidade, o cérebro consegue captar melhor a mensagem do texto e a ideia que ele deseja transmitir, quando a leitura é voltada para os estudos em si, o silêncio no ambiente precisa ser intenso, a leitura dinâmica e descontraída também é uma ótima dica para se atribuir conhecimentos, o interessante é estar sempre ligado nas atualidades, ler livros didáticos, jornais, revistas isso facilitará para um melhor convívio social. Esse hábito inteligente colabora em todas as fases da vida, em todos os momentos do dia e principalmente na formação de um individuo.


























 Com informações de : buchundtee.blogspot.com

terça-feira, 26 de abril de 2011

Campanha incentiva a utilização da biblioteca do Hospital

Nesta próxima quarta-feira (27/04), o Hospital Severino Lopes inicia a campanha permanente de incentivo à leitura e a utilização da biblioteca da instituição. A Campanha tem como objetivo estimular e desenvolver o hábito da leitura nos pacientes. 

Dentro da programação de abertura  será realizado no espaço da biblioteca, no dia 27, a partir das 9:00 horas, apresentação de leitura de cordel, apresentação de teatro de fantoches com o tema "A importância da Leitura" e a distribuição de lanches para os participantes.

Já no dia 02 de maio, segunda-feira, também no espaço da biblioteca, a partir das 9:00 horas, será realizada oficina de leitura com a Pedagoga Fátima Medeiros, coordenadora do Projeto RN Caminhando do governo do Estado, em seguida sendo distribuído lanche.

As atividades de incentivo a utilização da biblioteca estão sendo elaboradas pela Pedagoga que atua na instituição, juntamente, com o setor de lazer e qualidade de vida, contando com contribuições e sugestões de toda a equipe. As ações terão continuidade durante todo o ano, uma vez que os membros da instituição acreditam que a leitura é um dos pilares para o fortalecimento da cultura e da autonomia do indivíduo, e seu fomento e prática devem ser incentivados diariamente.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Hospital Severino Lopes promove manhã educativa no dia Nacional de Combate a Hipertensão

O Hospital Severino Lopes promove, nesta terça (26/04), dia Nacional de Combate a Hipertensão, uma manhã com palestra, verificação de pressão arterial e atividades educativas visando sensibilizar os pacientes sobre a importância da prevenção e manutenção dos níveis adequados de pressão para o bem estar e qualidade de vida.   

A programação terá início às 9 horas com a palestra da médica Maria da Conceição Farias que abordará o tema “Prevenção e Tratamento da Hipertensão”.  Na sequência a equipe de enfermagem do hospital fará a verificação da pressão arterial de pacientes e funcionários. Dando prosseguimento as atividades a nutricionista  Ivone Martins fará avaliação nutricional (IMC) e realizará orientações nutricionais.
No Brasil, estima-se que há 50 milhões de pessoas hipertensas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Porém, apenas 50% dos casos são diagnosticados e a outra metade não sabe que apresenta a doença. Ainda de acordo com a SBH, dos diagnosticados, apenas 40% estão em tratamento, o que representa aproximadamente 10 milhões de pacientes. Mais de 30% dos adultos são hipertensos e somente um em cada quatro destes está em tratamento.
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento de pressão do sangue na parede das artérias, que fica acima dos valores considerados normais. Quando a pressão arterial está maior ou igual a 140/90 mmHg (14 por 9) a pessoa pode sentir dores de cabeça, cansaço, tontura e ter sangramentos pelo nariz. Existem alguns fatores que potencializam os sintomas da hipertensão, entre eles: excesso de peso, alimentação não saudável, ingestão excessiva de sal, sedentarismo, consumo elevado de bebida alcoólica, diabetes, idade acima de 55 anos e histórico familiar.
Tratamento
Para o tratamento da hipertensão é necessário muito esforço dos pacientes. Apesar de não ter cura, com um controle e seguindo as orientações médicas é possível ter uma boa qualidade de vida. Para quem tem hipertensão, a alimentação saudável é um dos principais itens do tratamento.

Caso o tratamento não seja adequado, a hipertensão pode causar problemas graves, entre eles: acidente vascular cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e angina, insuficiência renal ou paralisação dos rins, alteração na visão e até cegueira.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Hospital Severino Lopes e SESI retomam tardes de beleza

Nesta última quarta-feira, dia 13 de Abril, o Hospital Severino Lopes, numa parceria com o SESI-RN (Serviço Social da Indústria), retomou as atividades da tarde da beleza  promovendo cortes de cabelos para os pacientes da instituição. As tardes de beleza são  realizadas pela equipe da cabeleireira Zeza, responsável por coordenar as ações, e acontecem mensalmente no hospital. São momentos importantes para os pacientes hospitalizados pois contribuem para melhorar sua auto-estima, servindo até mesmo como uma terapia.

                          Seguem fotos os cortes de cabelo:

 

Hospital Severino Lopes promove Oficina de Rosas para familiares dos pacientes.

     Aprender a transformar simples garrafas pets em belos arranjos de flores. Nos últimos dias 12 e 14 de abril, os familiares dos usuários do Hospital Severino Lopes participaram de oficina de reciclagem promovidas pelo setor de Terapia Ocupacional e Psicologia da instituição. Durante a oficina os familiares aprenderam técnicas de reaproveitamento de garrafas pets criando lindas flores artesanais.

  O evento, ainda, terá continuação nesta terça-feira, 19 de abril. A ação auxilia na sensibilização sobre a importância de selecionar materiais recicláveis para a preservação do meio ambiente e demonstra como podemos transformar o que aparentemente é lixo em arte.

Um dos objetivos do evento   é presentear com os arranjos confeccionados durante o curso  às mulheres, usuárias do hospital,  nas festividades promovidas pela instituição em comemoração ao dia das mães.
 

A técnica de reciclagem das garrafas pets foi repassada para as profissionais da terapia ocupacional pela equipe da ONG  Moradia e Cidadania que é uma entidade dirigida por funcionários da caixa econômica federal. O setor de terapia ocupacional, ainda, está recebendo doações de garrafas pets e CDs danificados para continuação das atividades.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Importância de Dormir Bem


http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/03/sono.jpg
Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar. ou deixa que as
Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. O descanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. "O sono é uma necessidade  de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro.

Partes do Sono

Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As partes de sonolência e de sono leve fazem parte do sono superficial, que são os I e II estágios . Quando o sono se intensifica, a atividade elétrica cerebral fica mais lenta. Esse é o estágio III ou sono de ondas lentas, que representa o instante do descanso cerebral e da reorganização da memória”, enumera Andréa Bacelar.
O clímax dos processos acontece no sono REM (Rapid Eye Moviment). É a fase em que sonhamos, em que ocorre o relaxamento completo da musculatura do corpo. “O REM equivale a cerca de 25% do nosso sono. Durante esse tempo, o corpo efetua a renovação de toda a musculatura. O conteúdo aprendido durante o dia é processado e armazenado na nossa memória”, explica a neurologista.
O neurologista Paulo Luciano Gomes, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, diz que todos os estágios são fundamentais para uma ótima noite de sono. “Qualquer parte do sono, porque a atividade encefálica precisa desses diferentes ritmos”.
http://aloalobrasil.com.br/wp-content/uploads/2011/02/3652_saude-o-sono-e-a-falta-dele-br_jpg-550x0.jpg

Quanto Deve dormir?

A quantidade de sono ideal depende de cada pessoa. Na Maioria dos casos, a população adulta precisa dormir de 6 a 8 horas por noite. “Eventualmente, uma pessoa saudável pode dormir menos que isso sem prejudicar a saúde. Só não deve se tornar rotina”, diz o neurologista.
Mesmo se dormir mal por uma noite não afete sua saúde, essa carência de sono será notada no dia seguinte: “Uma noite mal dormida interfere em todas as tarefas do dia-a-dia, desde o humor da pessoa até a sua produtividade notrabalho. Irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional para enfrentar uma rotina estressante são alguns problemas enfrentados por quem dorme pouco”, alerta Paulo Luciano.
Nada de acumular sono para depois. A neurologista Andréa Bacelar recomenda a manutenção de um sono regular. “É fundamental entre a hora que se deita e se levanta. Quando dormimos menos em determinada noite, o que se deve fazer é antecipar um pouco a hora de ir para cama na noite seguinte. Se para tentar compensar a pessoa acordar muito mais tarde do que seu horário habitual ou então tirar um cochilo após o almoço, naturalmente ela terá maior dificuldade para dormir na noite seguinte, perpetuando o problema”.
Um dos agravantes que mais atrapalham o sono e tornam difícil ter uma noite tranquila é a rotina agitada que muitas pessoas têm. Grande parte da população não consegue se distrair dos problemas e acaba prejudicando seu sono. “A privação de sono, normalmente causada por preocupações, pode se tornar crônica, trazendo consequências irreversíveis para a saúde das pessoas”, alerta Andréa Bacelar, que dá dicas que vão ajudar a dormir melhor:
- Mantenha o quarto sempre com uma temperatura estável e agradável. Deixe o cômodo arejado durante o dia e escuro à noite;
- Estabeleça horários de dormir e acordar, respeitando seu ritmo biológico;
- Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite;
- Evite o uso regular de tranquilizantes para dormir;
- Faça refeições leves à noite;
- Evite fazer exercícios físicos perto da hora de dormir;
- Evite atividades estimulantes à noite.
fonte:www.vocesabia.net

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hospital promove extensa programação para a páscoa em 2011

Exibição de Filmes, apresentações teatrais e musicais, celebração religiosa distribuição de lanches é assim que os pacientes do Hospital Severino Lopes irão comemorar a Páscoa em três dias repletos de alegria e espírito fraterno. Para celebrar uma das principais datas do Cristianismo, o Hospital elaborou uma programação especial para este ano. As festividades iniciam nesta segunda (18/04) com a exibição de um filme sobre A Paixão de Cristo, no auditório da instituição.


Na quarta-feira (20/04) haverá uma extensa programação com a participação e patrocínio da Fundação Bradesco. Neste dia acontecerá, na área de recreação da instituição a partir das 9 horas, apresentação de peça teatral com o tema: “O Sentido da Páscoa”, leitura de mensagens realizadas pelos próprios pacientes, apresentação de músicas religiosas com voz e violão, distribuição de lanches e lembranças de páscoa.

Encerrando a programação no dia 28/04 (quinta-feira) haverá a celebração de uma missa pascoal com o padre Nazareno no auditório da entidade.

Um pouco mais sobre a páscoa...

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".A Páscoa tem o sentido de libertação.

Para Stela Maris Blandino “Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.”

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A DOR DA ALMA DÓI NO CORPO

                    Psiquiatra Stephen Stahl
Há trinta anos, motivado pelas queixas constantes de seus pacientes, o psiquiatra americano Stephen Stahl, de 59 anos, professor da Universidade da Califórnia, decidiu estudar a relação entre dor física e depressão. Apesar de acometer até 80% dos doentes, um problema raramente é associado ao outro. Especializado em neurologia e farmacologia, ele se dedica a desvendar (e tentar reverter) o desequilíbrio cerebral que faz com que a vida dos deprimidos seja ainda mais penosa. Stahl esteve em São Paulo recentemente para dar uma palestra sobre depressão e dor para médicos brasileiros.
Nessa ocasião, falou a VEJA:
Quando foi estabelecida a relação entre depressão e dor?
No dia a dia dos consultórios, percebíamos que os pacientes deprimidos se queixavam muito de dor — de todos os tipos e intensidades. Vejo isso desde o início da minha carreira, nos anos 80. Por muito tempo, no entanto, eu interpretei essas reclamações como uma fantasia dos doentes. Tenho uma formação acadêmica extensa, especializei-me em neurologia e farmacologia. Olhava para essas queixas com muita desconfiança. Conforme fui me aprofundando nos estudos sobre o célebre e os circuitos cerebrais, comecei a perceber que estava totalmente enganado. Entendi que os neurotransmissores (substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os neurônios) envolvidos nos quadros depressivos estavam associados também à sensação de dor e poderiam ser afinados com medicamentos tal qual um músico afina seu instrumento. Fiquei com muita vergonha ao descobrir que as queixas de meus pacientes eram reais. Em meados dos anos 90, surgiram os antidepressivos com ação em serotonina e noradrenalina (neurotransmissores associados à sensação de bem-estar). Pudemos perceber então que os pacientes relatavam uma melhora no quadro da dor. Essa é a prova de que algumas dores são decorrentes do mau funcionamento dos neurotransmissores. Hoje tento passar esse aprendizado para os médicos mais jovens, para que eles não cometam o mesmo erro que cometi no passado. É assim que a medicina funciona, mudando paradigmas.

Por que até hoje o diagnóstico da dor física associada à depressão é tão difícil?
Nos manuais de medicina, os sintomas da depressão são os seguintes: perda de vitalidade ou de interesse pela vida, dificuldade de concentração, sentimento de culpa, problemas de sono (excesso ou falta dele), pensamentos ou atos suicidas, fadiga, alterações de apetite e peso (tanto ganho quanto perda), comprometimento da habilidade psicomotora (agitação ou lentidão). Nenhum deles está relacionado à dor. Se um paciente me procura reclamando de insônia, tristeza e dor, não adianta nada eu só tratar a insônia e a tristeza, como a maioria dos psiquiatras faz. O conceito de remissão, de cura completa, prevê o desaparecimento de todos os sintomas depressivos. Oito de cada dez pacientes com depressão moderada ou grave apresentam algum tipo de dor, em maior ou menor grau. Ou seja, estamos falando de milhões de pessoas em todo o mundo que não se recuperam do quadro depressivo completamente, porque continuam a sentir um sintoma que não é reconhecido como do âmbito da doença.

Qual a diferença na manifestação da dor decorrente de um quadro depressivo e dos outros tipos de dor?
Nenhuma. Ela pode se manifestar de várias formas — como a provocada por uma gastrite, cefaleia ou lesão muscular. A sensação é a mesma, mas, quando procuramos o que há de errado no organismo do paciente, não encontramos nada. Apesar de se manifestar em determinada região do corpo (ou nele todo, como acontece em boa parte dos casos), a dor física da depressão está no cérebro do paciente, onde é processada equivocadamente. Dadas as suas características, muitas vezes, o paciente não acredita quando o médico diz que aquele sofrimento físico pode ser sintoma de depressão. A dor causada pela depressão é muito semelhante à chamada dor-fantasma, comum entre os amputados. Uma pessoa que perdeu a perna, por exemplo, pode sentir o pé doer. Isso acontece porque os circuitos da medula espinhal, responsáveis pela
transmissão dos estímulos entre o pé e o cérebro, ainda estão lá, funcionando. A percepção da dor é no pé — e não no cérebro.

Analgésicos, portanto, não resolvem o problema.
Não. Esses remédios funcionam bem para uma dor de dente, por exemplo. Normalmente, o cérebro envia estímulos nervosos pela medula espinhal para inibir as sensações consideradas irrelevantes. Não percebemos, por exemplo, quando piscamos ou estamos digerindo o almoço. Existe a sensação, mas o cérebro a interpreta como inútil, não a processa e, portanto, não a sentimos. Quer ver outro exemplo desse mecanismo cerebral? Se eu levar um tiro e precisar fugir, só vou sentir dor quando estiver a salvo. O organismo me protege contra essa dor em defesa da minha sobrevivência. Essa inibição é resultado de um processo químico que se intensifica em situações de emergência. Na depressão, esse processo fica enfraquecido. Ou seja, o paciente sente dor sem que haja estímulo doloroso.

De ponto de vista evolucionista, até determinado grau, a dor é útil por funcionar como um alerta para o organismo de que algo não vai bem.  A dor não teria também essa função na depressão?
Não. O que acontece é que, muitas vezes, por causa da dor, o paciente procura ajuda médica. Quando o especialista tem em mente que esse pode ser um sintoma de depressão, ele pode fazer o diagnóstico correto, depois de descartar outras causas possíveis. Em geral, o sofrimento emocional é carregado de estigma. As pessoas têm vergonha de admitir suas angústias e aflições. Parece mais digno dizer que se está com dor no pescoço do que dizer que a vida perdeu o sentido. O problema é que a maioria dos médicos não foi treinada para enxergar além da queixa física. Mesmo os psiquiatras tem dificuldade de perceber o que está acontecendo. Em geral, os psiquiatras tem medo da dor física porque não sabem o que fazer com ela. Eles precisam entender que isso faz parte da depressão.

Qual é rico de não tratar a dor na depressão?
Enorme. É grande a probabilidade de o doente entrar em um círculo vicioso infernal. O cérebro funciona graças a uma rede precisa de conexões, em que um circuito depende de outro. Na depressão, alguns desses circuitos funcionam mal, o que leva à falta de vitalidade, aos problemas de sono e à dor, entre outros sintomas. Se apenas parte desses circuitos é tratada, é grande o risco de o circuito doente prejudicar o equilíbrio dos outros. E quanto mais o tempo passa, pior. Os circuitos responsáveis pela sensação de dor são diabólicos. Se não forem cortados, eles se fortalecerão. É como um músculo. Se usamos a musculatura, ela enrijece. Do contrário, atrofia. Uma pessoa que sente dor durante muito tempo tem circuitos de dor viciados e terá mais dificuldade de ser tratada.

Há casos em que o tratamento se torna inviável?
Para metade dos pacientes que me procuram, os remédios já não funcionam. É tarde demais: a área cerebral responsável por receber a informação de dor está danificada. É como se os circuitos cerebrais da dor estivessem “queimados”. A medicina ainda não descobriu como reverter esse quadro. O máximo a que se chegou até hoje foi uma redução no desconforto causado por essa dor.

Mas diminuir os sintomas já não é um avanço?
Na psiquiatria, um medicamento que apresente melhora de 50% dos sintomas já é aprovado para tratamento. Nossa meta, contudo, deve sempre ser 100%. Do contrário, é como se um médico se desse por satisfeito ao transformar a pneumonia de um paciente em tosse crônica. A depressão é uma doença tão complexa que nos habituamos a buscar apenas a diminuição dos sintomas. Com os antidepressivos mais modernos, em muitos casos, já conseguimos livrar o doente de todos os sintomas. Buscar a remissão da depressão é alinhar a psiquiatria com o resto da medicina.

Para Stephen Stahl: "Em geral, o sofrimento emocional é carregado de estigma. As pessoas têm vergonha de admitir suas angústias e aflições. Parece mais digno dizer que se está com dor no pescoço do que dizer que a vida perdeu o sentido". 

Por Laura Ming
Fonte: Revista Veja | 06 de abril de 2011

domingo, 10 de abril de 2011

Hospital Severino Lopes necessita de doação de garrafas pets para realização de oficina


Integrar e promover a afetividade entre a família e os portadores de transtornos mentais, com este objetivo o setor de Terapia Ocupacional e de Psicologia do Hospital Severino Lopes promovem nesta terça (12/04) e quinta (14/04) oficina reciclagem. A oficina será realizada junto aos familiares que confeccionarão flores artesanais fabricadas de garrafas pets. Para que a oficina alcance o êxito esperado, os organizadores necessitam de doações de garrafas pets e CDs danificados, que devem ser entregues no setor de Terapia Ocupacional.
Essa atividade será orientada pelos profissionais do setor de Terapia Ocupacional da instituição e as flores confeccionadas serão presenteadas para as mulheres, internadas na instituição, durante homenagem realizada em festividade comemorando o dia das mães.
Esse projeto surgiu a partir da oficina de reciclagem “Reciclando com arte” que a ONG Moradia e Cidadania promoveu no hospital em janeiro de 2011. A ONG é formada por um grupo de funcionários da Caixa Econômica Federal  responsável por projetos envolvendo Educação, Cidadania e  geração de emprego e renda para comunidades de baixa renda.
Durante a oficina além de aprender sobre a reutilização das garrafas pets e sobre a produção de materiais artesanais, os familiares terão oportunidade de aprender sobre a importância do processo de reciclagem, da preservação ambiental e da seletividade dos materiais reciclados.
O Hospital Severino Lopes atende diariamente cerca de 220 portadores de transtorno mentais e dependentes químicos. As reuniões com as famílias constituem-se numa prática regular da instituição acontecendo todas as terças e quintas feiras coordenadas pelo setor de psicologia.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Hospital Severino Lopes promove palestra "Falando sobre o Câncer e seus fatores de riscos"



Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7/04) e ao Dia Mundial de Combate ao Câncer(8/04), o Hospital Severino Lopes promove nesta quinta-feira (7/04) , às 15 horas, no auditório da instituição, palestra com o tema "Falando sobre o câncer e seus fatores de risco".
         O evento conta com o apoio da Liga contra o Câncer que disponibilizou as profissionais  Jeanne Cristina de Souza - Nutricionista e Margarida - Enfermeira,  para ministrarem a palestra. A entrada é gratuita e aberta a comunidade em geral, já contando com a participação garantida de pacientes hospitalizados e seus familiares.
         A iniciativa é uma excelente oportunidade de esclarecer e incentivar a prevenção sobre esse tema que é a segunda causa de morte no Brasil e continua sendo um dos maiores desafios da humanidade. O diagnóstico precoce  e a adoção de hábitos saudáveis de vida são considerados, hoje, um dos maiores aliados no combate a doença. Apesar dos fatos, as formas de prevenção ainda são pouco praticadas. No processo de carcinogênese, ou seja, de formação, vários fatores estão envolvidos como por exemplo: hábitos alimentares, tabagismo, alcoolismo, irradiação, sedentarismo, fatores hereditários.
        Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 489.270 casos novos de câncer devem ser diagnosticados no Brasil em 2011. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino.
       O  envelhecimento da população, associado ao aumento da expectativa média de vida, é a principal causa da alta incidência da doença, além da maior exposição aos fatores de risco. A prevenção através de hábitos saudáveis de vida e de exames periódicos ainda é a melhor forma de combater a doença. Hoje, sabe-se que fatores como tabagismo, consumo de álcool e obesidade estão associados a vários tipos de tumores. As mulheres devem realizar mensalmente o auto-exame das mamas e submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero. Já os homens com mais de 50 anos, devem procurar o médico regularmente para avaliar o risco de câncer da próstata e receber as devidas orientações.

Postagens populares